Concertos de Outono no Forum da Cultura da UFJF

Elmir Santos e Juliana Costa se apresentarão neste próximo domingo no Forum da Cultura. Foto: Divulgação Elmir Santos

Começa neste domingo a primeira temporada dos Concertos de Outono do Forum da Cultura da UFJF. A abertura está marcada para este fim de semana, 14, às 10h30, na Galeria de Arte do casarão centenário.

O objetivo dos concertos é promover a música de câmara na cidade, contanto com a participação de artistas convidados. Neste domingo, se apresentarão Elmir Santos (voz) e Juliana Costa (piano).

Pela primeira vez o Forum da Cultura irá sediar uma temporada de concertos desta natureza, esperando atrair o interesse do público aficcionado pela música erudita. As apresentações vão acontecer no horário da manhã, aos domingos, na Galeria de Arte, criando uma experiência única para os presentes.

As apresentações terão cerca de 50 minutos de duração e a entrada é franca, sujeita à capacidade do local.

Sobre os artistas

Elmir Santos é o primeiro negro formado em canto lírico no curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Durante o curso, o barítono passou a fazer parte do Coral da UFJF, grupo sediado no Forum da Cultura.

Estudou violino e chegou a se formar também em piano no conservatório. Mas a paixão de verdade sempre foi o canto. Em 2007, passou a frequentar o curso de canto da Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena.

Atualmente é vocalista da banda Zé do Black, com repertório voltado para a black music e dá aulas de canto e preparação vocal.

Juliana Costa Oliveira é licenciada em Música com habilitação em Piano pela Universidade Federal de Ouro Preto, onde desenvolveu diversos trabalhos como pianista acompanhadora/bolsista da Classe de Canto sob orientação dos professores Paulo Campos, Urbano Lima e Andrea Albuquerque Adour da Câmara.

Atuou como pianista acompanhadora junto aos coros: Coral Canarinhos de Itabirito, Coral Pró-Música, Coral da UFJF, Coro Acadêmico da UFJF e também solistas cantores e instrumentistas.

Desde 2014, integra o quadro funcional da Universidade Federal de Juiz de Fora, como professora, lotada no Departamento de Música do Instituto de Artes e Design onde desenvolve atividades de preparação e acompanhamento musical de alunos do Departamento de Música.