Fechar menu lateral

Forum da Cultura lança exposição de maquetes cenográficas do Grupo Divulgação

O Forum da Cultura da UFJF sedia em sua Galeria de Arte, entre os dias 19 e 29 de março, a exposição “Maquetes Cenográficas do Grupo Divulgação”. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 19h, com entrada franca.

O espaço recebe 17 composições, sendo algumas de sucessos como “Seis personagens à procura de um autor”, “Pequenos Burgueses”, “O rei da vela” e “Bodas de sangue”.

Atuando há 53 anos na cena teatral juiz-forana, o Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação, já estrelou cerca de 250 peças. Parte dessa história está imortalizada em seu acervo de quase 70 maquetes.

Compostas por cenas marcantes de algumas peças estreladas pelo GD, as representações eternizam cenários fidedignos, de apresentações dos mais diversos autores, tais como William Shakespeare, Máximo Gorki, Albert Camus, Federico García Lorca e José Luiz Ribeiro.

A produção das maquetes faz parte do projeto de Treinamento Profissional “Criação Cenográfica”, vinculado ao Forum da Cultura, e investiga propostas cenográficas. Duas metas são cumpridas: a primeira, a criação e confecção de cenários para os espetáculos do Grupo Divulgação; a segunda, a formatação de maquetes de espetáculos, visando a memória iconográfica das produções.

 

O Grupo Divulgação

O Centro de Estudos Teatrais (CET) – Grupo Divulgação é um núcleo de ensino, pesquisa e extensão em artes cênicas, que se iniciou como um grupo de teatro universitário, nascido em 1966, na antiga Faculdade de Filosofia e Letras.

Atuando desde então junto à UFJF, o Grupo Divulgação organiza-se em três núcleos básicos de produção de espetáculos: o de universitários, o de secundaristas e o da terceira idade.

Formado por professores e acadêmicos, o CET se organiza como um grupo de pesquisa em artes cênicas, possibilitando, através do ensino, a difusão de conhecimentos e a extensão de uma vasta produção teatral junto à comunidades, visando a inclusão social e a construção de cidadania.