Fechar menu lateral

Exposição celebra o “Folclore Brasileiro”

Para comemorar o mês do Folclore, que tem o dia 22 de agosto como data oficial, o Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura/UFJF exibe a mostra “Folclore Brasileiro” reunindo peças que retratam danças típicas e amuletos de proteção presentes na cultura nacional. A mostra permanece em cartaz até o dia 1º de setembro, e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

O Bumba-meu-boi é uma das manifestações folclóricas retratada na mostra. (Foto Franciane Lúcia)

O Bumba-meu-boi é uma das manifestações folclóricas retratada na mostra. (Foto Franciane Lúcia)

Tradição brasileira

          A mostra “Folclore Brasileiro” revisita as manifestações populares através das danças e dos rituais de proteção. Destacam-se as estatuárias de danças dramáticas como o Bumba-meu-boi, festejado principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, e o Boi de Mamão, dança típica presente no Sul.

          O Brasil possui uma riqueza de tradições e manifestações culturais que tem origem nas contribuições das etnias que formam o povo brasileiro. A cultura é impregnada por lendas, danças, comidas e ritos que compõem o nosso folclore e estão presente no nosso cotidiano. O público poderá conferir obras em cerâmica pintada, oriundas de diversas regiões do país retratando o bailado de dançarinos vestindo trajes típicos como nas representações da Dança da Cobra, do Vale do Jequitinhonha – MG, da Roda de Jongo e da Dança do pau de fita, ambas de Guaratinguetá.

          Na mostra existe a mesa de proteção onde estão expostos os amuletos e guias de forças tutelares, que fazem parte do devocionário e das crenças dos brasileiros. Utilizados em várias religiões e rituais de fé, os escapulários, terços e patuás reforçam a ligação com o sagrado, na cultura popular. Para evitar o mau-olhado estão as figas, ferraduras e olho de boi assegurando ao crente o caminho da boa sorte.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Folclore Brasileiro”

Data: até o dia 1º de setembro, de segunda a domingo, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850