Fechar menu lateral

Jovens artistas realizam mostra no Forum

N

Detalhe da obra “Oásis”, do artista Matheus de Simone (Foto divulgação)

 

Será inaugurada na próxima terça-feira, dia 11, às 20h30, na Galeria de Arte do Forum da Cultura – UFJF, a mostra “Territórios circulares”, dos jovens artistas Matheus de Simone, Raízza Prudêncio e Washington da Silva. A coletiva reúne trabalhos que transitam entre fotografia, vídeo e escrita. As visitações podem ser feitas até o dia 21, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

Olhares diversos

            Utilizando-se de linguagens e suportes diferentes, os três artistas lançam sobre suas obras olhares e percepções relacionados a assuntos como noções de território, pertencimento e identidade. Em “Oásis”, vídeo de Matheus de Simone, cascas de terra são arrancadas uma a uma e dá espaço a uma nova paisagem, uma ilha árida. A noção de deslocamento se dá pelo campo afetivo muito mais que geográfico, embora o espaço físico sirva de terreno para as composições dos três artistas.

            Washington da Silva, com a série “Sondas por novos lugares”, faz de sua relação com a casa, com as plantas de seu lugar de origem – e o percurso que elas realizam até um ambiente que não é o seu – um assunto de interesse em seu trabalho. Em sua obra, o artista fotografa plantas em frascos de vidro dispostas em cenários da natureza. “Já havia investigado um morro onde moro, no Granbery, que para chegar precisa-se subir uma pequena trilha de terra. Inabitado, este local se mostra como um pequeno refúgio de terra, onde antes era uma mineradora, o morro nos evidencia vários problemas ecológicos para crescimento de grandes plantas. Os frascos foram levados e fotografados nessa depressão do terreno; a imagem dos frascos se contrapõe com fragilizadas rochas de areia. Nas imagens, as plantas que ali vivem se agarram a terra junto às rochas, os frascos isolam as plantas que ali não pertencem; nessa dicotomia de deslocamentos este trabalho se sustenta”, comenta Washington da Silva.

            Raízza Prudêncio, em “A Salvo”, com seu corpo impregnado por relações de poder que caem sobre sua pele e a cartografam, traz à tona questões, como o que seria tornar-se negro, o pertencimento e as tensões que habitam os territórios que frequenta, mobiliza e (des)constrói. Com suas lentes, Raízza capta, com poesia e sensibilidade, a interação do corpo feminino com a natureza.  

 

A Galeria de Arte

            Localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

            Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Territórios circulares”

Dias: de 11 a 21 de julho, de segunda a sexta, das 14 às 18h.

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca