Fechar menu lateral

GD estreia “Mamãe, me acode”

No dia 24 de maio, às 20h30, o Grupo Divulgação estreia o espetáculo “Mamãe, me acode”, com texto e direção de José Luiz Ribeiro.  A peça segue temporada até o dia 02 de julho, com apresentações de quarta a domingo, sempre às 20h30, no Forum da Cultura da UFJF. As reservas podem ser feitas pelo telefone (32) 3215-3850.

 

Um grito de socorro

 

O espetáculo aborda temáticas atuais da sociedade. Foto: Márcia Falabella

O espetáculo aborda temáticas atuais da sociedade. Foto: Márcia Falabella

Sob o prisma do humor, o espetáculo narra a trajetória de um jovem desempregado e sua procura por colocação. Nessa busca, ele encontra diversas oportunidades que, por falta de aptidão, acaba por desperdiçá-las. O embate social e os diversos espaços percorridos mostram uma radiografia da sociedade atual, a necessidade de entender os novos tempos e a falta de qualificação que dá origem a uma sociedade caótica.

 

Além disso, o espetáculo perpassa por áreas de preconceito racial e de gênero, intolerância religiosa e sistemas de corrupção tão atuais, quanto à sede e o abuso de poder nos diferentes grupos sociais. “Mamãe, me acode!” é um grito de socorro bem humorado que fará com que as pessoas pensem os diferentes núcleos nos quais estão se fechando a nossa sociedade, nesta época individualista e horizontal.  Com um final surpreendente, a história promete provar que não se pode mais confiar em ninguém.

 

A estética

 

Com um final surpreendente, a história promete provar que não se pode mais confiar em ninguém. Foto: Dowglas Mota

Com um final surpreendente, a história promete provar que não se pode mais confiar em ninguém. Foto: Dowglas Mota

Mais uma vez o Grupo Divulgação imprime seu traço mordaz mostrando nos quatro apoios de cenário os signos indiciais de cada cena: as flores sobre uma pequena cristaleira mostram o traço feminino da personagem que rege os destinos da casa; a Bíblia sobre a estante da sala do pastor dignifica a palavra e sua força da sedução dos fiéis; a garrafa térmica com vários copos simboliza o ponto de encontro dos funcionários públicos na hora do café, onde informações são trocadas e opiniões ampliam o julgamento social; e a máscara tribal, que ocupa o lugar de destaque na ONG que trabalha com os direitos humanos, representa as diversas faces comportamentais e, em muitas das vezes, conflitantes.

 

No elenco, Márcia Falabella vive a personagem Ilma, funcionária em uma repartição pública.  Franklin Ribeiro é Fábio, o irmão folgado em busca de emprego para ajudar nas despesas de casa. Vinícius, vivido por Renan Sousa, é o irmão estudioso, mas não tão exemplar, que vive às custas das bolsas da universidade. Victor Dousseau dá vida ao Pastor Rodrigues, que lidera seus fiéis seguidores. Igor Santos é Gumercindo, líder de uma ONG que luta pelos direitos dos afrodescendentes.

 

O elenco ainda conta com os atores Marcus Saramela, Marina Metri, Ricardo Barros, Ada Medeiros, Carolinne Ferreira, Juliana Satlher, Marina Lopes, Paula Landim, Lucas Lima e Rachel Alexandre. Na sonoplastia, Aline Rodrigues e Luiz Eduardo Mendes, e na iluminaçao, José Luiz Ribeiro.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG

Evento: “Mamãe, me acode!”

Dias: de 24 de maio a 02 de julho, aos sábados e domingos, às 20h30

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)