Fechar menu lateral

Mostra “Presépios” celebra o Natal no Forum da Cultura

WEB_Madeira_Angola

Presépio de Angola é um dos destaques da exposição. Foto Franciane Lúcia

Encontra-se em cartaz no Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, a tradicional exposição “Presépios”. Em sua 28ª edição, a mostra reúne uma variedade de presépios confeccionados em técnicas e materiais diversos, oriundos de vários países. A mostra permanece em cartaz até o dia 20 de janeiro de 2017, com visitações de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é franca.

 

 A mostra

Os presépios retratam o nascimento do Menino Deus numa humilde manjedoura, em Belém; e reúnem a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores e os animais do estábulo. Iniciado por São Francisco de Assis, em 1223, a montagem de presépios tornou-se um ritual de fé e devoção ganhando espaço nos lares, nas igrejas e nas decorações natalina de centros comerciais.   

A mostra “Presépios” reúne cem peças oriundas de diversas regiões do Brasil e de outros países como Chile, Itália, Portugal, Cracóvia e Colômbia. Temos peças confeccionadas em cerâmica, semente, bolas de gude, conchas, madeira, vidro, entre outros. Algumas artistas utilizaram materiais bem inusitados para produzir seus trabalhos, como por exemplo, o presépio indígena, do Equador, feito com massa de pão, e o presépio esculpido em rocha vulcânica, da Ilha Murano, na Itália.  

Em cada peça, percebe-se uma riqueza de detalhes e de traços que evidenciam o trabalho de artesãos brasileiros e estrangeiros sobre a mesma temática. O destaque desse ano é um presépio oriundo de Angola; entalhado em madeira nobre com tonalidade escura, os personagens apresentam corpos longilíneos e feições que se assemelham com características físicas do povo africano.

 

Museu de Cultura Popular

O Museu de Cultura Popular proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos.

 Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. Destaque especial à cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Presépios”

Dias: segunda a sexta, das 14 às 18h, até o dia 20 de janeiro

Telefone: (32) 3215-3850 

Entrada: Franca