Fechar menu lateral

Semea Kemil usa arte para conscientizar sobre a natureza

web_Série_Ainda-te-quero-verde_Papel-e-argila_95-x-60-cm_2014-2

As obras em paper clay reproduzem formas da natureza (foto divulgação)

       A artista plástica Semea Kemil receberá amigos e convidados, no dia 30, às 20h30, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, para a abertura da exposição “Ainda te quero verde”. A mostra reúne esculturas de parede confeccionadas em argila e papel, tendo a natureza como tema. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, até o dia 11 de setembro. A entrada é franca

 

Formas da natureza

      A preocupação com a preservação da natureza norteia as criações artísticas de Semea Kemil. Desde 2005, a artista plástica pesquisa sobre a utilização de materiais recicláveis na confecção de obras contemporâneas e ecologicamente corretas.  Materiais que seriam descartados, como por exemplo, embalagens de cimento e cal, são higienizadas e reutilizadas na confecção de papier mâché. No trabalho de Semea, o papier mâché acrescido de argila dá origem ao paper clay, uma massa resistente que é transformada em esculturas.

     A mostra “Ainda te quero verde” apresenta a série homônima composta por 5 obras combinadas em vários módulos, que reproduzem formas e elementos naturais. São esculturas de parede, modeladas em paper clay, pintadas com pigmentos naturais extraídos da terra. As obras ganham formas que instigam o imaginário e fazem alusão a algas, galhos e flores.

    Com esse trabalho, a artista pretende despertar nos visitantes a reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente. “No contexto da obra surge uma reflexão crítica ao conceito de liberdade individual, questionando o compromisso de cada um de nós em relação ao planeta que habitamos”, destaca Semea Kemil.

web_Série_Ainda-te-quero-verde_Papel-e-argila_95-x-60-cm_2014_3

Semea Kemil utiliza materiais recicláveis na produção das obras. (foto divulgação)

 

A artista 

     Graduada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a artista já realizou várias mostras individuais e também participou de diversas coletivas, em Juiz de Fora e em outras cidades como São João Del Rei, Campo Belo, Belo Horizonte, Barbacena, Tiradentes, Ouro Preto, Viçosa, São Tiago e Vila Velha.

       A primeira fase de sua carreira foi dedicada à pintura abstrata. A partir de 2005, Semea Kemil iniciou pesquisa com materiais recicláveis, se interessando por essa nova abordagem. Desde então, cria obras em papier mâché e paper clay dando forma contemporânea e artística para a utilização desse material, construindo trabalhos que remetem às formas próprias da natureza, atualmente tão devastada pela inconsequência do homem.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Ainda te quero verde”

Dias: de 30 de agosto a 11 de setembro, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca