Fechar menu lateral

Mostra fotográfica relembra missão de paz em Angola

UNAVEM-III_4_-Foto-Vicente-Paulo-da-Silva

Esta foto já foi publicada em livro e magazines internacionais (Foto: Vicente Paulo)

          Será inaugurada na próxima terça-feira, dia 12 de julho, às 20h30, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, a exposição “Exército Brasileiro em missão de paz: UNAVEM III – Angola”, com fotografias do militar reformado Vicente Paulo da Silva. Os registros fotográficos foram realizados durante a atuação do Exército Brasileiro na missão de paz, em Angola, em 1996. A exposição ficará em cartaz até o dia 31 de julho e as visitações poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 

Paz em meio à guerra

 

          Em março de 1996, o então cabo do Exército Brasileiro Vicente Paulo, embarcou para Angola para integrar as missões de paz da UNAVEM III (Missão de Verificação das Nações Unidas em Angola). Naquela época, Angola estava sendo afetada por uma sangrenta guerra civil envolvendo grupos que disputavam a liderança do país.

          Nos cinco meses em que esteve em Angola, cumprindo as funções de regente de fanfarra, piloto de carros de combate e apoiando a equipe de relações públicas, o militar viu de perto a realidade dos cidadãos afetados pela fome, por doenças, pela escassez  de alimentos e pelas mutilações causadas pelas minas terrestres.

          Durante sua passagem no país africano, Vicente registrou, por meio de fotos e vídeos, os trabalhos da UNAVEM III. Os registros resultaram em um acervo composto por 56 horas de filmagens e quase três mil fotografias, sendo que, algumas delas, já foram publicadas em livro e magazines internacionais, e também foram exibidas em exposições nas cidades mineiras de Viçosa, Santos Dumont, São João Del Rei, Conselheiro Lafaiete e Juiz de Fora.

          A mostra “Exército Brasileiro em missão de paz: UNAVEM III – Angola” comemora os 20 anos de atuação dos militares brasileiros no país africano. São fotografias impactantes e emblemáticas que retratam as atrocidades da guerra e o rastro de destruição que ela provocou. Os registros mostram prédios e casas destruídos e com marcas de projéteis, tanques e viaturas militares percorrendo pelas ruas do país, crianças e adultos exibindo armas. Outras imagens impactam ao revelar crianças e adultos com membros mutilados pelas minas terrestres.

          Também serão exibidas fotos que retratam momentos de interação entre os militares brasileiros e os cidadãos angolanos. Destaca-se a foto de um militar fardado com uma criança no colo. A imagem, que já foi publicada em revista do Exército Brasileiro e em publicações estrangeiras, transmite uma sensação de harmonia e interação entre o soldado e a criança. Outros registros mostram o cotidiano e a cultura dos angolanos por meio de suas crenças, danças e religiões.

 

A Galeria de Arte

          A Galeria de Arte, localizada no segundo pavimento do Forum da Cultura, é o espaço onde o público aguarda a abertura do Salão do Teatro. Instalada num local privilegiado, a Galeria abriga uma produção eclética com exposições de artes plásticas, documentais e pedagógicas.

          Em um espaço acolhedor, a Galeria tem três linhas de ação. A primeira dedica-se ao resgate da pintura clássica juiz-forana; a segunda, a novos talentos abrindo espaço para carreiras iniciantes; e a terceira volta-se para a iconografia das artes cênicas.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Exército Brasileiro em missão de paz: UNAVEM III – Angola”

Dias: de 12 a 31 de julho, de segunda a sexta, das 14 às 18h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca