Fechar menu lateral

Antônio, João e Pedro em grande celebração

Ciranda, Cerâmica pintada, Caruaru-PE

Ciranda, Cerâmica pintada, Caruaru-PE

         O Museu de Cultura Popular, do Forum da Cultura, da UFJF, preparou para esse mês, a exposição “Festa Junina”. A mostra reúne peças que contam um pouco da tradição dos festejos juninos que são comemorados no país. As visitas poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 14 às 18h, e aos sábados e domingos, das 15 às 20h, até o dia 03 de julho. A entrada é franca.

 

Festejo Popular

         A tradicional exposição “Festa Junina” reúne peças, em cerâmica, gesso e palha, que rememoram a iconografia dos festejos como fonte de inspiração de arte popular. Na mostra, os visitantes poderão conferir estatuetas de bandas de pífaros, músicos nordestinos, casais dançando e casamento na roça. Estas figuras representam as ações presentes nas Festas Juninas.

            Ciranda, Dança da cobra e Dança do pau-de-fita, bailados típicos que dão o tom aos arraiáis envolvendo crianças e adultos, estão representados por obras em cerâmica oriundas de Caruaru, em Pernambuco; Roseira Velha, em São Paulo; e Turmalina, em Minas Gerais. A Quadrilha é retratada em uma maquete produzida por acadêmicos participantes do projeto Criação Cenográfica, em 2005. Nela estão presentes os diversos personagens de uma festa na roça.

            Imagens de Santo Antônio, São João e São Pedro relembram a importância destes santos para devoção dos católicos. Os três Santos são celebrados com fogueiras que esquentam as noites frias regadas às comidas, bebidas e danças.

 

Museu de Cultura Popular

         O Museu de Cultura Popular proporciona aos visitantes exposições que retratam a cultura brasileira, as práticas, as crenças e os saberes populares e evidencia o trabalho de artistas renomados, assim como artesãos anônimos.

         Contando com mais de três mil peças, o Museu de Cultura Popular oferece aos visitantes e pesquisadores uma eclética coleção de objetos de cultura popular, em coleções nacionais e estrangeiras. Destaque especial à cerâmica portuguesa, nordestina e mineira que figuram ao lado de coleções de brinquedos populares mineiros, imagens religiosas, trançados, tecidos e presépios.

 

Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112, Centro – Juiz de Fora/ MG

Evento: Mostra “Festa Junina”

Dias: até dia 3 de julho, de segunda a sexta, das 14 às 18h e aos sábados e domingos, das 15 às 20h

Telefone: (32) 3215-3850

Entrada: Franca