Fechar menu lateral

Coletiva fotográfica retrata as ferrovias de Chiador

Aperto - Foto Marcos Kopschitz

A mostra retrata a estação ferroviária de Chiador em pequenos detalhes

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, abre no dia 02 de junho a mostra “Miksang, a fotografia contemplativa”. A coletiva fotográfica reúne 45 obras de 13 fotógrafos, impressas a cores e em preto e branco e tem por objetivo dar visibilidade ao trabalho e sensibilidade de cada participante. As fotos feitas na cidade de Chiador mostram belos cenários e chamam a atenção para o descaso com o patrimônio ferroviário no Brasil. A mostra segue aberta para visitações até o dia 14 de junho, de segunda a domingo, das 14 às 18 horas. A entrada é gratuita.

“Miksang”, a fotografia contemplativa

Miksang é uma palavra tibetana que quer dizer “bom olho”. Representa uma forma de fotografia contemplativa na qual o olho está em sincronismo com a mente contemplativa.  De acordo com Flávio Motta, organizador da mostra, “Miksang é uma forma de fotografia que nos pede que vejamos nosso mundo de uma nova maneira. Se pudermos por a atenção de nossa mente no nosso sentido de visão, veremos percepções vívidas completamente, sem distrações. E quando isto acontece, podemos nos conectar profundamente com o que vemos. Isto requer paciência e o desejo de realmente ver o que está lá, de modo que possamos entender como expressar o que estamos vendo com nossa câmara”.

A exposição é resultado de uma viagem ao município de Chiador – MG, realizada em 25 de abril deste ano, durante a produção do workshop “Miksang. O passeio fotográfico, organizado pelo fotógrafo Flávio Motta, resultou na captura de imagens a respeito da contemplação da natureza com temáticas livres e diversificadas.

Motta comenta que “o workshop visou apresentar a técnica do Miksang, que consiste em um caminho oposto ao que temos visto na era da fotografia digital. Observar mais atentamente os detalhes, como a luz, a textura, a composição. Ver a beleza, a harmonia, a integração entre objetos e pessoas”.

Para Adriana Costa, integrante da coletiva, “a participação na exposição é muito recompensadora, pois resulta de um esforço coletivo de estudo, pesquisa, reflexão, apuração do olhar e prática fotográfica. Foi um ótimo workshop, passeio e trabalho”.

          Chiador

A estação de Chiador foi inaugurada em 1869 no antigo povoado de Santo Antonio dos Crioulos. O nome Chiador é atribuído aos chiados que as corredeiras faziam no rio Paraíba e que eram ouvidos por ali – o rio ficava a cerca de 500 metros da estação – no ramal de Porto Novo da E. F. Dom Pedro II. A estação é considerada a primeira inaugurada em solo mineiro, com a presença do Imperador Dom Pedro II. Os expositores optaram pela cidade por ser um lugar pacato com belos cenários para capturar imagens.