Fechar menu lateral

Simbiose, a lente que mostra o equilíbrio

Um cachorro e um menino - Tiradentes e São João (estrada velha) - Brasil - Autoria_Renato Miranda

Um dos destaques é a fotografia “Um cachorro e um menino”, de Renato Miranda, clicada em uma pousada entre Tiradentes e São João (estrada velha)

O Clube dos Fotógrafos Amantes da Natureza inaugura no dia 5 de maio, na Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF a mostra “Simbiose”. A coletiva fotográfica reúne 35 obras de 10 integrantes do grupo e retrata cenas do cotidiano capturadas a partir de diversos olhares e ângulos. A mostra fica em cartaz até o dia 17, podendo ser visitada de segunda a domingo, das 14 às 18 horas. A entrada é franca.

O conceito

Simbiose, em seu conceito biológico, significa uma associação entre seres vivos,  vegetais ou animais, como é o caso das orquídeas que vivem uma relação de troca mútua com as árvores que lhe servem de suporte.   

Este conceito é a temática abordada pelos integrantes do Clube dos Fotógrafos, que registraram momentos que envolvem a relação harmônica entre dois personagens, onde um e outro se interagem de alguma forma.

Segundo Milo Sabião, um dos organizadores da coletiva, a mostra tenta reunir natureza e fotografia em uma “visão poética” da Simbiose. “O conjunto de fotos faz referência ao momento da criação do Clube. Tivemos como objetivo a união de dois prazeres em torno de um bem comum”, enfatiza Milo.

Um exemplo

A proposta principal é mostrar aos visitantes, que o uso de uma máquina fotográfica com sensibilidade no coração, pode produzir arte. Um dos destaques é a fotografia “Um cachorro e um menino”, de Renato Miranda, clicada em uma pousada entre Tiradentes e São João (estrada velha). O fotógrafo registrou, à distância, momentos de interação entre o garoto e o cachorro. Nas palavras de Renato, “foi uma foto feita rapidamente, mas levei algum tempo, observando a cena: o garoto jogava um graveto na água e o cachorro trazia de volta. Após a brincadeira o garoto o afagava com carinho e o olhava encantado com sua docilidade. Até então, o cachorro e o garoto não se conheciam!”.

       Renato complementa, ao expressar sua relação de paixão pela fotografia e pelo momento registrado.  “Fiquei encantado depois da foto

Confiança - Rio Preto - MG - Autoria_Milo Sabião

“Confiança”, de autoria do Presidente do Clube, Milo Sabião, também é uma das obras expostas

impressa, por que o olhar do garoto sugere uma reciprocidade amigável, mas ninguém imagina o detalhe que a composição da foto preservou: o cachorro é cego! Portanto, poderíamos dizer que simbiose extrapola os sentidos. Tanta história em uma fração de segundos. Isso é a fotografia.

O clube

       Fundado por Antônio Marques, em 1998, o Clube dos Fotógrafos possui um currículo de mais de 50 exposições, sendo 15 delas realizadas no Forum da Cultura. O grupo não possui fins lucrativos e, atualmente, é composto por 32 integrantes, reunindo grandes apreciadores da fotografia.

Semiramis Marques, uma das associadas e também fundadora, ressalta a importância do Clube.  “O clube dos fotógrafos amantes da Natureza tem um significado todo especial. Reúne pessoas apaixonadas pela fotografia, Natureza e a preservação ambiental, fazendo com que o grupo se encontre cada vez mais em atividades de lazer e prazer”.