UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mistério dos pássaros que não tomam choque no fio de alta tensão

Você está em: Ciência: uma construção humana > Por que entender Ciência? > Mistério dos pássaros que não tomam choque no fio de alta tensão

 

Pássaros não tomam choque pousados em fios de alta tensão. Por que?

 

Por Rafael Telles; editado por Amanda BSantos

 

O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. Porém de forma curiosa os pássaros pousam sobre fios elétricos desencapados sem nenhum problema, um fato intrigante pois sabe-se que quando um fio de alta tensão desencapado é tocado libera grande descarga elétrica. Então o que ocorre com os pássaros?

3776489247_60f86e0d2e_b

 

Para se gerar o temido choque é preciso de algo chamado potencial elétrico entre dois pontos ou diferença de potencial entre dois pontos (DDP), chamado habitualmente de voltagem, que ocorre por exemplo quando você encosta o dedo indicador em um fio elétrico e está com seus pés em contato com o solo, ou seja, seja um ponto vai ser o seu dedo e o outro seus pés.

No caso dos pássaros a distância entre suas patas é bem curta não sendo suficiente para haver uma DDP minimamente perceptível. A eletricidade liberada no pássaro não lhe provocará um choque porque ele não estará encostado em nenhum objeto a não ser o fio, porém, se o pássaro desequilibrar e encostar-se a outro objeto, ele receberá a corrente elétrica.

Se uma pessoa, por descuido ou curiosidade, pegar um fio com as duas mãos, nada acontecerá também desde que ela esteja como pássaro, sem encostar em nada além daquele fio. Contudo se uma pessoa ou animal pegar em um fio desses e encostar qualquer outro objeto (poste, fio, solo, etc…), ou seja criar uma DDP, o choque ocorrerá.

voltar

Compartilhe:

    Projeto Física e Cidadania


    Acessos desde 02/04/2013: 453,083