Grandezas e Medidas Não Convencionais

Você está em: Aprendendo e Ensinando > Sala do Professor > Grandezas e Medidas Não Convencionais

Trabalhado por Pibid Física Presencial

Introdução

O referencial teórico utilizado para o desenvolvimento e aplicação da atividade, é a teoria do Ensino por Investigação. Esta teoria mostra que a utilização de atividades experimentais coloca os alunos frente a problemas que assumem como deles, exigindo a elaboração de explicações sobre os fenômenos presentes. Nessas explicações os alunos utilizam palavras do vocabulário comum, porém estabelecem entre elas relações que conferem aos enunciados uma estrutura, buscando dar sentido aos acontecimentos da realidade material investigada. Nesse sentido, fazer a atividade antes de aprender a teoria, se aproxima mais da produção da ciência, pois promove a problematização seguida da elaboração de explicações, e eventualmente, à repetição do experimento para testar as hipóteses levantadas.

O nível de ensino a ser trabalhado é o 1° ano do Ensino Médio, com o seguinte tema “Grandezas e Medidas Não Convencionais” a partir de um roteiro para experimentação e tendo como objetivo estimar medidas de grandezas utilizando medidas não convencionais explorando o valor histórico envolvido no conceito.

Objetivo da atividade: estimar medidas de grandezas utilizando medidas não convencionais explorando o valor histórico envolvido no conceito

Metodologias

A atividade deve ser aplicada:

Os resultados esperados com essa metodologia é mostrar ao aluno o valor histórico desse conteúdo a partir de medidas de grandezas não convencionais. Sabe-se que existe um distanciamento entre a Física ensinada nas escolas e seu desenvolvimento ao longo do tempo. Deve-se fazer perceber que a Física não é uma ciência exata e morta, na verdade ela está viva e isso deve ser deixado bem claro para os alunos. E essa Física viva, em construção aparece claramente quando se recorre à história de cada conceito apresentado.

Descrição da Atividade Desenvolvida

Referências

CARVALHO, A.M.P. (Org.) – Ensino de Ciências por Investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo, Cengage Learning, 2013.
Unidades e Medidas ao longo da História <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/unidades-medida-ao-longo-historia.htm>  Acesso em: 01/02/2017

Essa prática foi realizada pelo Pibid Física Presencial da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Data: 06/03/2017 á 24/04/2017
Bolsistas: Daniel Henrique Bernar Freitas, João Victor de Souza Machado, Joyce Rocha Miranda Marcos Jacob da Silva e Thaís Lourenço Oliveira
Professor Supervisor: Enoque Rinald Duque
Turmas Abordadas: 1° ano do Ensino Médio