UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Ludião

Você está em: Aprendendo e Ensinando > Brincando com a Física > Ludião

É interessante observar como coisas muito pesadas podem flutuar, como um navio, por exemplo. Mais interessante ainda são os submarinos que podem afundar e flutuar. Você sabe como isso é possível?

 

 Surfacing-Sub

 

Vamos construir um brinquedo que ilustra experimentalmente o funcionamento dos submarinos.

 

 

lud1

Para a construção do ludião, vamos precisar de:

 

1. 01 Garrafa Pet transparente de

2. 2 litros ou mais;

3. 01 Corpo de caneta esferográfica Bic;

4. 02 Clipes; clips de papel (3/0);

5. Fita adesiva.

 

 

Como fazer?

Retire a tampa e a carga da caneta e feche aquele furinho lateral com um pedaço de fita adesiva. A tampinha que veda a parte superior deve ser mantida, conforme mostrado na figura ao lado.

 

 

Encaixe os dois clipes na extremidade aberta do tubo, conforme mostra a figura.

 

 

Encha a garrafa pet com água até a boca e coloque o dispositivo que você montou no item anterior dentro da garrafa, com os clipes voltados para baixo. Se for necessário complete a água e feche a garrafa, conforme mostra a figura ao lado.

 

 

Agora aperte a garrafa e observe o que acontece com o dispositivo que está no seu interior.

 

Saiba mais…

Procure observar atentamente o que acontece com a água no interior do tubo de caneta, quando você aperta e aflouxa a garrafa. A pressão que exercemos sobre a garrafa é transmitida para toda a água que está em seu interior, forçando sua entrada pelo tubo aberto da caneta. Isso faz aumentar o peso total do dispositivo, que agora tem mais água dentro, fazendo-o afundar. Quando aflouxamos a garrafa, a pressão diminui, a água sai e o dispositivo sobe.

Algo semelhante acontece com os submarinos. Neles existe um grande espaço, denominado lastro, que pode ser esvaziado ou preenchido com água, fazendo-o afundar ou flutuar. O fenômeno de transferência da pressão observado nesta experiência é conhecido como Princípio de Pascal, e diz que a pressão exercida em um ponto qualquer de um líquido é integralmente transferida a todas as outras partes.

 

Projeto Brincando com a Física

Textos e livros sobre brinquedos científicos

Links para outros sites com propostas de brinquedos científicos

Compartilhe:

    Projeto Física e Cidadania


    Acessos desde 02/04/2013: 425,306