UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Garrafa centrífuga

Você está em: Aprendendo e Ensinando > Brincando com a Física > Garrafa centrífuga

 

Garrafa Centrífuga

 

Você já reparou que quando um carro ou ônibus faz uma curva muito rapidamente temos a sensação de que estamos sendo “puxados” para o lado oposto? Você saberia dizer por que isso acontece?

 

harrypotter7

 

Vamos construir um brinquedo que simula o processo de centrifugação de uma máquina de lavar roupas e pode nos ajudar a entender esse fenômeno.

 

Vamos precisar de:ex1

 

 

Como fazer:

Corte um pedaço do fundo da garrafa pet com uma altura de aproximadamente 08 cm. Com o prego faça três furos equidistantes na borda superior e, com a tesoura, dois pequenos cortes, em formato de “V”, conforme a figura.

 

ex2

 

Corte dois pedaços de canudo, com aproximadamente 10 cm cada um , fixando-os, com a cola quente (ou de silicone), conforme mostrado na figura ao lado. As partes superiores dos canudos devem ser encaixadas nos cortes em “V”. Tome cuidado para não obstruir a passagem de ar pelos canudos.

 

ex3

 

Corte três pedaços do fio de nylon (ou barbante) com aproximadamente 30 cm de comprimento. Amarre-os em cada um dos furos e dê um nó a 15 cm de altura para unir os três fios. Prenda as pontas que sobraram em um pedaço do palito de churrasco, conforme figura ao lado.

 

ex4

 

Segurando pelo palito, gire a base da garrafa várias vezes de modo que os fios fiquem bem enrolados e coloque um pouco de água no dispositivo (aproximadamente ¾).

 

ex5

 

Solte a base, deixando-a girar livremente, e observe o que acontece com a água.

 

ex6

 

Saiba mais…

A tendência natural dos corpos em movimento é seguir em linha reta. Por isso, quando o carro ou o ônibus faz uma curva temos a sensação de estarmos sendo impelidos para o lado oposto. Na verdade isso acontece porque estamos seguindo nossa tendência natural de continuar em linha reta. Esse fenômeno é conhecido como princípio da inércia.

Seguindo esse mesmo raciocínio podemos explicar o funcionamento de uma maquina de lavar roupas e do nosso brinquedo. O processo de lavagem envolve o molho e o agito, o enxágue (quando a água é trocada para eliminar o sabão) e a centrifugação (quando o bojo da máquina gira em alta velocidade para expelir a água das roupas). Nesse último processo, a tendência natural da água não é “fazer curva” e sim seguir em linha reta. Por isso, o bojo possui pequenos furos que permite a água escapar, seguindo sua tendência natural. Se esses furos fossem grandes o suficiente, as roupas também escapariam do movimento de rotação. O nome centrífuga significa “fugir do centro”. Processo semelhante acontece com o nosso brinquedo. Quando girado rapidamente a água tende a escapar, subindo pelos canudinhos e sendo expelida para fora.

 

Projeto Brincando com a Física

Textos e livros sobre brinquedos científicos

Links para outros sites com propostas de brinquedos científicos

 

Compartilhe:

    Projeto Física e Cidadania


    Acessos desde 02/04/2013: 395,653