UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Disco Flutuante

Você está em: Aprendendo e Ensinando > Brincando com a Física > Disco Flutuante

 

O que faz a gente escorregar? Você já parou para pensar nisso?

 

06012db95d678cd3dfe051f4991e0837

 

 

Vamos construir um brinquedo que nos ajuda a entender um pouco mais sobre o processo de interação entre as superfícies e o porquê de a gente de vez em quando tomar um escorregão.

 

 

Para a construção do disco flutuante, vamos precisar de:DiscoFlutuante1

  1. 01 CD ou DVD (descartado);
  2. 01 Seringa de 05 ml (ATENÇÃO: sem agulha);
  3. 01 Tampinha de refrigerante pet;
  4. 01 Prego grosso;
  5. 01 Elástico;
  6. 01 Balão;
  7. Martelo;
  8. Cola quente (ou cola de silicone).

 

Como fazer?

Utilizando o prego, faça um furo na tampa de refrigerante, de um tamanho que permita encaixar a ponta da seringa com firmeza e sem folga.

 

DiscoFlutuante2

Corte a parte da ponta da seringa, com uma altura de aproximadamente 03 cm, e prenda nela o balão com o elástico, conforme mostra a figura.

 

DiscoFlutuante3

 

Utilizando a cola quente (ou cola de silicone), cole a tampinha de refrigerante no centro do CD. Deixe secar bem e depois encaixe a ponta da seringa com o balão acoplado no furo da tampinha, conforme a figura ao lado, e verifique se o sistema todo está bem fixo.

 

DiscoFlutuante4

 

Retire a seringa e sopre pela sua ponta para encher o balão. Segure a boca do balão de modo a não deixar o ar escapar. Depois, encaixe o dispositivo novamente (sem deixar o ar escapar do balão), coloque o CD sobre uma superfície plana e lisa e dê um pequeno empurrão.

 

DiscoFlutuante5

Observe o que acontece com o movimento do dispositivo enquanto o ar escapa pela parte de baixo do CD.

 

Saiba mais…

Para que a gente caminhe é necessário que haja interação (contato) entre a sola dos nossos pés (ou do calçado) e o chão. É essa interação que garante o atrito necessário entre as superfícies para atuação das forças de ação e reação que nos permitem andar normalmente. Se não houvesse esse atrito não poderíamos caminhar. Ficaríamos “patinando” sempre no mesmo lugar e nossa locomoção seria quase impossível.

Quando você libera o fluxo de ar do balão e empurra o disco, o ar que escapa forma uma camada entre a superfície do CD e o chão, diminuindo bastante o atrito. Isso faz com que o disco deslize com grande facilidade, mantendo o movimento por um bom tempo.

 

tumblr_oqotiftevy1u25kiio1_500

Uma mesa de Hockey é composta por vários furos, por onde sai ar, que fazem o disco flutuar.

 

Quando escorregamos acontece algo parecido, ou seja, alguma coisa se interpõe entre nossos pés e o chão – como uma camada de água, uma terra solta, ou, até mesmo, uma casca de banana… – reduzindo o atrito e provocando o escorregão.

 

Projeto Brincando com a Física

Textos e livros sobre brinquedos científicos

Links para outros sites com propostas de brinquedos científicos

Compartilhe:

    Projeto Física e Cidadania


    Acessos desde 02/04/2013: 453,090