UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Transmissão de Dados sem fio

Data: 3 de agosto de 2014

Por: Fábio Costa

Nos dias de hoje, com certeza você já se deparou com algum tipo de tecnologia de transmissão de dados sem fio (Wireless) como: rádio, Bluetooth, Wi-fi, 3G, entre outras. Iremos agora aprender um pouco sobre esse assunto.

Um dos exemplos mais simples do nosso dia a dia que tem como base de seu funcionamento a tecnologia sem fio é o controle remoto da sua televisão. Você sabe como o controle remoto funciona? Ele funciona da seguinte forma, cada botão tem um código relacionado que é transmitido por infravermelho (mais uma tecnologia sem fio), esse código é transmitido por pulsos longos e curtos, algo similar ao código Morse, até o receptor da televisão, que interpreta esses códigos e realiza as funções desejadas. Uma experiência simples feita com o controle remoto é posicionarmos uma câmera fotográfica para o emissor do controle e acionar um botão isso tornará o infravermelho visível, algo impossível de ser visto a olho nu.

Controle-remoto

 Agora iremos falar sobre a “febre do momento” das tecnologias sem fio: o Wi-fi, aquela que está presente nos shoppings, restaurantes e em lugares públicos em geral. Essa tecnologia veio com o objetivo de deixar nosso acesso principalmente a internet mais cômodo, sem ficarmos presos a cabos ou a tomadas. A transmissão das informações é feita por ondas de rádio (ondas eletromagnéticas), numa faixa de frequência (ciclos por segundo) de 2,4 GHz a 5 GHz. Normalmente os sistemas que fazem uso desse tipo de onda tem um circuito elétrico por trás que é responsável por provocar as oscilações nos elétrons da antena emissora. Esse tipo de tecnologia funciona basicamente com um elemento central que faz a ligação entre a rede com cabos e os dispositivos sem fio “O Roteador”.

Sem dúvida a tecnologia sem fio ela é uma das maiores descobertas do último século, vindo dos rádios chegando até os nossos smartphones e computadores de hoje em dia, mas como tudo na tecnologia fica ultrapassado muito rápido a tendência é que o padrão Wi-fi fique obsoleto num futuro não tão distante, mas enquanto isso podemos aproveitar os benefícios que a mesma nos dá.

 

Voltar

Compartilhe:

    Projeto Física e Cidadania


    Acessos desde 02/04/2013: 439,256