UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Física Atômica e Molecular

Você está em: Institucional > Linhas de Pesquisa > Física Atômica e Molecular

Pagina do Grupo no site de CNPq

 

Estão estabelecidas em nosso laboratório três técnicas espectroscópicas na região de energia do UVV: a Espectroscopia de Fotoelétrons de Limiares, Espectroscopia de Impacto de Elétrons Próximo a Limiares e determinações experimentais das Secções de Choque Totais Absolutas das interações de elétrons com alvos gasosos. Está também em fase adiantada de construção, um canhão de pósitrons para o estudo da colisões de e+ com átomos e moléculas, utilizando as mesmas técnicas já implantadas para impato de elétrons em nosso laboratório. Utilizando luz sincrotrônica na linha de luz TGM do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron em Campinas e nosso espectrômetro de fotoelétrons de limiares registramos espectros com poder de resolução record de 716 nesta linha de luz, equivalente a 18 meV a 13 eV. Foi a primeira vez que esta técnica espectroscópica foi aplicada em nosso país. Foram estudados os seguintes compostos: Butadieno, CCl4, Metacrilato de Metila, Ozônio, Benzeno e Tolueno. Projetamos e construímos canhão de elétrons monocromatizado de baixa energia, a fim de Implantarmos a Espectroscopia de Impacto de Elétrons Próximos a Limiares em nosso laboratório. O canhão possui varredura contínua de energia na região de 5 a 200 eV e resolução em energia em torno de 40 meV. A Espectroscopia de Limiar ainda é inédita no Brasil, fazendo com que sejamos os pioneiros no país a implantar esta técnica. Para obtenção das Seções de Choque Totais do espalhamento de elétrons por moléculas, construímos em nosso laboratório um aparelho que utiliza a técnica de transmissão linear. Este aparelho já foi utilizado no estudo do Butadieno, Benzeno e CH4. Orientamos mais de 30 alunos de iniciação científica (bolsistas do PIBIC- CNPq, da FAPEMIG e BIC-UFJF)e 4 alunos de mestrado (bolsistas da CAPES). Estão em desenvolvimento atualmente em nosso laboratório, quatro dissertações de mestrado e duas teses de doutorado.

 

Professores

Fabio Zappa

Helder Couto

Maria Cristina Andreolli Lopes

Roberto Rosas Pinho

Wilson de Souza Melo

 

Estudantes

Adriana Nascimento de Souza

Daniel Gustavo Mesquita da Silva

Humberto Vargas Duque

Marcelo Moreira Goulart

Rita de Cássia Polito Vita Alessio

Valmer Feres Vignoli Junior

 

Principais Tópicos de Pesquisa

* Colisões de Íons com Alvos Gasosos

* Determinações Experimentais e Teóricas das Secções de Choque do Espalhamento de Elétrons por Moléculas.

* Espectroscopia de aniquilação de pósitrons e experimentos de espalhamento de pósitrons.

* Espectroscopia de Fotoelétrons de Limiares

* Espectroscopia de impacto de elétrons próximo a limiares

 

Em nossa pesquisa utilizamos a interação de elétrons e fótons com alvos atômicos e moleculares em fase gasosa para obtenção de informações espectroscópicas e também, sobre o processo de colisão. A região de energia envolvida nestes estudos abrange a região do Ultravioleta de Vácuo e Raios-X Moles.

 

Além do fim acadêmico e do desenvolvimento de física fundamental de nossa pesquisa, nosso interesse também esta voltado ao desenvolvimento de tecnologia transferível.

 

As técnicas aplicadas nos estudos utilizando impacto de elétrons são Determinação de Secções de Choque Total por atenuação, Espectroscopia de Perda de Energia de Elétrons, Espectroscopia de Impacto de Elétrons Threshold. No estudo da interação de fótons com átomos e moléculas utilizamos radiação Síncrotron aplicada as espectroscopias de fotoelétrons (PE), espectroscopia de fotoelétrons threshold (TPEs) e as técnicas de coincidência de fotoelétrons threshold (TPEsCO), fotoelétron threshold – fotoelétrons (TPEPECO), fotoelétron threshold – íon (TPEPICO), fotoelétrons-fotoelétrons (PEPECO) e fotoelétron-íon (PEPICO).