UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: Institucional > Histórico

O Departamento de Física (DF) faz parte do Instituto de Ciências Exatas (ICE), que também inclui os Departamentos de Ciência da Computação, Estatística, Matemática e Química.

O Departamento de Física foi fundado no final da década de 1960. Além dos espaços normalmente alocados para atividades didáticas, incluindo laboratórios de física elementar, o Departamento possui três laboratórios de pesquisa, uma oficina mecânica de apoio e uma boa infraestrutura física.

O Departamento tem dois cursos de graduação: Licenciatura em Física e Bacharelado em Física. O Curso de Licenciatura em Física começou a funcionar em 1970. Em 1982 foi aberta a primeira turma de Bacharelado em Física, curso do qual vários professores do Departamento obtiveram sua formação inicial. O número total de formados pelo Departamento é expressivo face ao total de graduados em física no estado de Minas Gerais.

Além dos cursos de graduação, o DF também oferece um curso de pós-graduação em física no nível de Mestrado. Nosso Mestrado é reconhecido pela Capes, e conta com bolsas da Capes e do CNPq para a maior parte dos alunos ingressos.