UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: UABFIS027 - PRÁTICA PEDAGÓGICA ESPECÍFICA I

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE FISICA /ICE

Ementa Concepções dos professores de Física sobre a Física e sobre o ensino da Física. A profissionalização e o ensino da Física no ensino fundamental e no ensino médio. Análise e seleção de atividades específicas para o ensino da Física.
Conteúdo As teorias da Educação. Concepções sobre ensino e aprendizagem em Física: interação professor-aluno, linguagem didática, variáveis da pratica educativa, formas organizativas do trabalho docente, avaliação da prática docente, estratégias de ensino e abordagens do campo da Física no Ensino Médio.
Bibliografia OLIVEIRA, E. S. G.; GAMA, Z. J. Prática de Ensino 3 para Licenciaturas-Métodos e Técnicas de Avaliação. 1 ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.

PIETROCOLA, M. (ORG.) Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2005.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. 1 ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar ZABALA, A. A Prática Educativa: Como Ensinar. 1 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CARVALHO, A. M. P. Física: proposta para um ensino construtivista. 1 ed. São Paulo: EPU, 1989.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
Voltar