UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: 2029013 - DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS E PROCESSOS

Créditos: 4

Departamento: DEPTO DE FISICA /ICE

Ementa A disciplina tem por objetivo o estudo dos fatores a serem observados para o desenvolvimento de um novo produto alimentício e novos processos tecnológicos e analíticos.
Conteúdo Fatores a serem observados para o desenvolvimento de um novo produto alimentício: Legislação, tecnologia e necessidades. Estatística aplicada a desenvolvimento de produtos. Processo de desenvolvimento do produto: ideia, fontes, seleção.
Desenho preliminar do produto. Elaboração de protótipos. Otimização da formulação, embalagens, rotulagem e marketing. Registro de um novo produto: legislação, procedimentos, órgãos competentes.
Fatores a serem observados para o desenvolvimento de novos processos tecnológicos e analíticos: Utilização de princípios físicos e químicos para o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas a leite e derivados. Introdução ao uso de sensores micro processados de temperatura, umidade, pressão; novos sistemas de controle com microprocessadores programáveis; novas formas de detecção e quantificação de componentes do leite e derivados e adulterantes/contaminantes (água, resíduos químicos, pesticidas, soro de queijo).
A disciplina será desenvolvida em aulas teóricas e práticas.
Bibliografia ARTEGA, G.; CHAN, E.; VAZQUEZ, M. NAKAI, S. Systematic experimental design for product formula optimization for product formula optimization. Trends in Food Science & Technology n.5, p. 243-254, 1994.
BURÓN, I; GARCÍA, R. Nuevos productos Alimentários. Edit. AMV, Espana, 1990.
CASTRO, I.A.; TIRAPEGUI, J. & SILVA, R.S.S.F. Application of multivariate statistical methods to the analysis of the cost, nutritional and sensorial quality for some proteins used in food formulation. Journal Food Quality, n.25, p.83-90, 2002.
CHARLEY, H. & WEAVER, C. - Foods. A scientific approach. 3rd edition, Prentice-Hall, Upper Saddle River, 1998.
FULLER, G.W. New Food Product Development-From Concept to Marketplace. 275p. Boca Raton: CRC. Press. 1994.
GRUENWALD, G. Como desenvolver e lançar um produto novo no mercado. São Paulo:Makron Books, 1993.
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KHAN, R., ed. Low-calorie foods and food ingredients. London: Academic and Professional, 1993.
ROBERTSON, G.L. Food packaging: principles and practice. New York: Marcel Dekker, 1993.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar
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