Seminário dia 18/11/16

Data: 10 de novembro de 2016

Dando continuidade ao Programa de Seminários do Departamento de Física – 2016, promovido pelo PPG-Física, convidamos para o seminário:

Palestrante: Prof. Dr. José Acácio de Barros

Escola de Humanidades e Estudos Liberais da Universidade do Estado da Califórnia – São Francisco (SFSU) – EUA

Título:Consciência e Física Quântica

Resumo: A física quântica é uma das teorias mais bem sucedidas da história da ciências, sendo o agente não somente de avanços na nossa descrição dos fenômenos naturais, mas de geração de tecnologia que é responsável indiretamente por mais de 50 % do PIB dos Estados Unidos. Contudo, apesar de todo este êxito, a física quântica não tem uma interpretação clara do que estas descrições implicam. Nesta palestra discutiremos o problema da interpretação da física quântica e algumas alternativas para possíveis interpretações, assim como suas implicações ontológicas. Focaremos em particular na possível relação entre a consciência e a realidade física, e na possibilidade de verificação experimental.

Data: 18/11/2016 – Sexta-feira

Horário: 14:00 h