Seminário de Física – dia 18/12/2015

Data: 18/12/2015 – sexta-feira

Horário: 14:00 h

Local: sala 3504 do ICE

Palestrante: Prof. Marco Cariglia (Professor da Universidade Federal de Ouro Preto)

Título: “Integrabilidade e transição ao caos na perspectiva da Mecânica Projetiva.”

Resumo: Um sistema Hamiltoniano natural clássico pode ser descrito geometricamente por geodésicas nulas em umas geometrias Lorentzianas em dimensão mais alta. Este fato por exemplo está à base da correspondência AdS/CFT não relativística. Recentemente demonstrei que a descrição geométrica é projetiva: transformações projetivas do sistema em dimensão alta induzem dualidades entre o sistema Hamiltoniano original e outros sistemas, e induzem transformações de Weyl na métrica. Nesta perspectiva projetiva é possível examinar a questão da integrabilidade e transição ao caos.

Organização e Promoção

Departamento de Física – ICE