UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Curso

Você está em: Curso

24832533150_818621c260_k-630x491

 

Bacharelado em Física e Licenciatura em Física

 

Vagas: 55
Turno:
 Integral
Unidade acadêmica: 
Instituto de Ciências Exatas
Duração: 
4 anos
Formas de ingresso: 
Pism, Sisu, seleção após conclusão do curso Ciências Exatas ou seleção de vagas ociosas
Conceito no Enade: 
5 (bacharelado) e 3 (licenciatura)

 

Apresentação


No Bacharelado e na Licenciatura em Física, os estudantes terão a oportunidade de abordar, por meio de aulas teóricas e práticas, temas diversos como a origem do universo, a turbulência em líquidos, a medida do campo magnético da Terra, a aplicação de lasers à Biologia e a estrutura da matéria das partículas elementares aos sistemas complexos. No Departamento de Física da UFJF, as disciplinas são ministradas por professores que desenvolvem pesquisas de ponta nas áreas de Cosmologia e Gravitação, Física Atômica e Molecular, Física da Matéria Condensada, Óptica e Teoria Quântica de Campos. Os laboratórios de pesquisa em Física Atômica e Molecular, Física Computacional e Óptica e Holografia contam com equipamentos de pesquisa modernos, acessíveis aos estudantes.

No estágio de Iniciação Científica, os estudantes têm a oportunidade de investigar temas avançados, participando de projetos de pesquisa desenvolvidos por professores da UFJF. Esse estágio permite a obtenção de bolsas de estudo e abre o caminho para o curso de Mestrado em Física na UFJF ou em outra instituição.

No estágio de docência, obrigatório para os alunos de Licenciatura, a formação pedagógica é complementada com a prática de ensino supervisionada no Ensino Médio. Esse estágio inclui atividades conduzidas pela Faculdade de Educação, utilizando o Colégio de Aplicação João XXIII como laboratório didático.

 

Perfil do profissional


O físico é um profissional com sólida formação básica, o que proporciona grande flexibilidade para atuar em muitas áreas do conhecimento humano. Essa formação torna o bacharel capaz de aplicar métodos matemáticos, computacionais e experimentais para a solução dos mais variados problemas, desde o comportamento dos átomos até modelos de análise do mercado financeiro. O bacharel em Física ocupa-se tradicionalmente da pesquisa básica ou aplicada, atuando em universidades, centros de pesquisa ou empresas privadas.

O licenciado em Física conta com formação básica similar à do bacharel, complementada com um módulo de disciplinas pedagógicas. O licenciado dedica-se preferencialmente à educação e à disseminação do conhecimento científico, tanto no ensino escolar formal quanto através de novas formas de educação científica, como a produção de softwares e outros materiais didáticos.

 

Formas de ingresso

 

Há três formas de ingresso no Física:

– Seleção para entrada direta no curso por meio do Sisu ou Pism;
– Entrada por meio do Bacharelado em Ciências Exatas. Ao concluir esse curso, o estudante participa de nova seleção interna para obter a vaga em Física, no turno integral; 
– Seleção de vagas ociosas. Caso haja, elas serão destinadas a quem participou da edição mais recente do Pism ou Sisu e a outros candidatos, como interessados em transferência ou profissionais já graduados. Saiba mais sobre vagas ociosas.

 

Contato


Bacharelado em Física
Licenciatura em Física
Instituto de Ciências Exatas
Coordenação do curso: (32) 2102-3316
Departamento de Física: (32) 2102-3307

Veja também: Currículos Ativos, Monografias, Equivalencias.