Passo a passo da Matricula pelo SIGA

AVISO: As orientações abaixo são apenas para alunos a partir do 2º período do curso e as figuras a seguir é somente um exemplo, realizando matrícula em disciplinas aleatórias.

Após ter olhado o plano departamental, a grade do curso e ter decidido quais matérias, e suas respectivas turmas, gostaria de fazer neste semestre o próximo passo é realizar a matrícula pelo SIGA. Para isso siga os passos logo a seguir.

PASSOS:

A matrícula na UFJF é feita através do SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, usando qualquer tipo de computador ligado à internet com um navegador instalado.

Acesse o SIGA 3 (utilizando seu número de matrícula e senha) DURANTE o período de solicitação de matrícula ou de ajuste de matrícula via SIGA. ATENÇÃO AOS PRAZOS!

MATRICULA IMAGEM 1

Clique no menu ACADÊMICO> ALUNO> MATRICULA.

MATRICULA IMAGEM 2

Inclua as disciplinas que desejar, as disciplinas aparecerão no seu Quadro de Horário em PRETO e no quadro ao lado (Solicitar matrícula nas seguintes turmas:).

MATRICULA IMAGEM 3

Após escolher as disciplinas e conferir se está tudo certo clique em REGISTRAR TURMAS.

Ainda é possível solicitar matrícula em disciplinas cuja reserva está para o Curso Disciplinas Opcionais (99A) como é o caso de disciplinas de línguas estrangeiras (Departamento UNI001) e de informática (Departamento UNI002). Para isso acesse o plano departamental e consulte a reserva da disciplina desejada, depois acesse a aba Inclusão de turmas extras e preencha com o código da disciplina e a turma desejada depois clique em INCLUIR TURMA.

MATRICULA IMAGEM 4

IMPORTANTE!!!: se não clicar em REGISTRAR TURMAS a sua solicitação de matrícula NÃO SERÁ EFETIVADA. Se quiser ter certeza que estão todas registradas, saia da tela de matricula e entre novamente para verificar se todas as disciplinas continuam constando no QUADRO DE HORÁRIOS.

Nos dias indicados no calendário acadêmico, confira em quais disciplinas conseguiu matrícula, acessando as abas MATRÍCULAS JÁ CONFIRMADAS e RESULTADO DA ANÁLISE. Todas as disciplinas nas quais tiver CONSEGUIDO A MATRÍCULA constarão em VERDE no Quadro de Horários.

Se não conseguiu a matrícula na turma solicitada, verá uma justificativa na aba RESULTADO DA ANÁLISE:

SEM RESERVA‘: significa que a turma não tem vagas reservadas para alunos do seu curso e/ou turno (noturno/diurno) – o aluno deve aguardar o período de ajuste via SIGA, ajuste na Coordenação ou o período de Bolsão para solicitar a matricula nessa turma;

EXCEDENTE‘: significa que as vagas existentes já foram ocupadas segundo os critérios definidos no Regulamento Acadêmico de Graduação da UFJF (RAG), e você não conseguiu a vaga – o aluno deve aguardar o período de ajuste via SIGA ou ajuste na Coordenação para solicitar a matricula nesta ou em outra turma que tem vagas disponíveis.

Acesse também Entendendo a Matrícula.