Fechar menu lateral

Entendendo a Matrícula

Entenda a Matricula pelo SIGA

A matricula na UFJF funciona com base na RESERVA DE VAGAS. As vagas nas disciplinas a serem ofertadas em determinado semestre são reservadas para alunos de cursos específicos. Os turnos diurno e noturno de um curso são considerados cursos diferentes. Na Física, os alunos que ingressam no 1º semestre do ano, ingressam no curso diurno/integral da Física (65E), os alunos que ingressam no 2º semestre do ano ingressam no curso noturno da Licenciatura em Física (81A). Se não houver vagas reservadas para o seu curso em determinada disciplina, não conseguirá se matricular nela pelo SIGA. Por exemplo, se um aluno ingressou no curso noturno da Licenciatura em Física (81A), não conseguirá se matricular em disciplinas diurnas que tenham vagas reservadas apenas para o curso diurno de Física (65E), e nem em vagas reservadas para outros cursos. Para se matricular nessas disciplinas, deve esperar pelo dia do AJUSTE DE MATRÍCULA NA COORDENAÇÃO ou da MATRICULA EM VAGAS OCIOSAS (“Bolsão”), em que o aluno pode solicitar ao Coordenador de seu curso matricula nas vagas reservadas para outro curso que ainda não foram ocupadas.

A MATRICULA PELO SIGA:

A “MATRICULA PELO SIGA” é, na verdade, uma SOLICITAÇÃO de matricula, que poderá ou não ser atendida, dependendo de quantas vagas houver para o curso do aluno naquela disciplina e de quantos alunos solicitarem matricula para aquela disciplina.

São estipulados, no Calendário Acadêmico da UFJF, os dias para a Matricula pelo SIGA.

Nos dois dias seguintes ao prazo da Matricula pelo SIGA, o CGCO executa um software que analisa as solicitações de matricula (1ª ANÁLISE DE MATRICULA) e concede a matricula nas vagas reservadas para o curso do aluno nas disciplinas solicitadas de acordo com as seguinte ordem de prioridade (RAG, Art. 24):

–não repetentes;
–reprovados por aproveitamento ou que tenham trancado a disciplina;
–reprovados por infrequência.

O critério de classificação dentro de cada um dos grupos anteriores (ou o critério de desempate) é o maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Não faz diferença se o aluno solicita a matricula no primeiro dia ou no último dia do prazo da Matricula pelo SIGA, contanto que seja em um dos dias estipulados para a matrícula.

AJUSTES DE MATRICULA PELO SIGA:

Logo após a 1ª Análise de Matricula, é aberto novo período de alguns dias para AJUSTES DE MATRICULA PELO SIGA. Nesse período, aparecerá no SIGA do aluno o resultado da solicitação de matricula: em quais disciplinas foi concedido a matricula e em quais disciplinas a matricula foi negada. No caso de ter sido negada, haverá uma mensagem informando o porquê da negativa (seja qual for o motivo da negativa (mesmo ‘excedente’), se o aluno ainda quiser matricula naquela disciplina, deverá solicitá-la NOVAMENTE no ajuste pelo siga, ou se ainda não conseguir no ajuste via siga, ao Coordenador do seu curso durante período de ajuste na Coordenação). Durante o período de ajuste pelo SIGA, o aluno poderá solicitar matricula em disciplinas adicionais, para completar a sua grade. Não é possível cancelar a matricula nas disciplinas que o aluno já conseguiu na etapa anterior, só é possível ACRESCENTAR disciplinas nesta fase.

Nos dois dias seguintes ao prazo de Ajustes pelo SIGA, o CGCO executa novamente o mesmo software que analisa as solicitações de matricula (2ª ANÁLISE DE MATRICULA). A ordem de prioridade das matriculas neste período de ajuste de matricula é igual ao do período de matrícula.

ENTENDENDO AS MENSAGENS DO CAMPO SITUAÇÃO:

Pré-Matrícula OK

Não foram encontrados problemas na última análise feita pelo SIGA e sua pré-matrícula na disciplina e turma, por enquanto, está tudo ok. Entretanto sua matrícula nessa disciplina e turma ainda não está garantida pois depende da segunda análise que será feita pelo SIGA.

Falta pré-requisito

Sua pré-matrícula na disciplina não está ok pois você não foi aprovado (ou falta ser lançada a nota) em uma ou mais disciplinas que são pré-requisitos para a disciplina pretendida. Só é permitida a quebra de pré-requisitos para alunos formandos, assim mesmo de forma limitada. Leia o capítulo III do Regulamento Acadêmico da Graduação para saber mais sobre este assunto.

Coincidência de Horário

Há coincidência de pelo menos um horário da disciplina e turma, com outra disciplina que você também fez pré-matrícula. A mesma mensagem aparece também nesta outra disciplina. No ajuste de matrícula pelos alunos, escolha uma das disciplinas apenas.

Sem Reserva

Não há vagas reservadas para o seu curso nesta disciplina e turma. Para resolver esta situação, escolha outra turma onde há reserva de vagas para o seu curso. Ou então, se isto não for possível, entre em contato com o seu coordenador NA ÉPOCA DE AJUSTE DE MATRÍCULA para saber da possibilidade de se conseguir uma vaga para você nessa outra turma que atende aos seus interesses. Nem sempre é possível conseguir esta vaga mas não custa tentar.

Excedente

Há vagas reservadas para o seu curso nesta disciplina e turma mas elas já foram preenchidas por outros alunos que tem preferência sobre você, na ocupação destas vagas. Leia o capítulo III do Regulamento Acadêmico da Graduação para saber sobre estas preferências.

Créditos Opcionais Excedidos

A matrícula em disciplinas opcionais (que não constam do currículo do seu curso) é limitada a 50% dos créditos cursados e aprovados em disciplinas obrigatórias do seu curso, no semestre imediatamente anterior. Por exemplo: se você no semestre passado estava matriculado em 20 créditos de disciplinas obrigatórias do seu curso e só passou em 12, então só poderá cursar 6 créditos em disciplinas opcionais nesse semestre.

Pendente

A análise da pré-matrícula ainda não foi feita pelo SIGA.

Para saber mais detalhes sobre seus direitos e deveres na matrícula na UFJF leia o capítulo III do Regulamento Acadêmico da Graduação e também procure sua respectiva coordenação de curso para orientações específicas sobre a sua matrícula.

AJUSTES DE MATRICULA NA COORDENAÇÃO DO CURSO:

Começando cerca de 01 semana antes do início das aulas e indo até uma semana após o início das aulas, é ainda possível fazer ajustes adicionais na matricula pela Coordenação do Curso, caso o aluno ainda não tenha conseguido matricula no número de disciplinas que precisava. É neste momento que o aluno deve solicitar ao seu Coordenador de curso a matrícula nas disciplinas que NÃO conseguiu via SIGA. Se as vagas estiverem reservadas para um curso diferente (do qual ele não é coordenador), o aluno terá que aguardar o dia do BOLSÃO para solicitar matrícula na disciplina.
BOLSÃO (OU MATRICULA EM VAGA OCIOSA DE OUTRO CURSO):

É estipulado um dia no Calendário Acadêmico da UFJF, na semana seguinte ao início das aulas, a partir do qual qualquer aluno pode se matricular nas vagas reservadas para outro curso que ainda não foram ocupadas. Nesse dia é possível se matricular em qualquer disciplina da UFJF na qual ainda tenha sobrado vaga. A solicitação desta matricula deve ser feita na Coordenação do SEU CURSO (não é feito pelo SIGA do aluno).