Fechar menu lateral

Conteúdo Curricular

O curso seguirá o elenco tradicional das cinco disciplinas básicas (História da Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Lógica, Filosofia Geral: Problemas Metafísicos). Nossa ênfase será na abordagem histórica do curso, que contará com dez disciplinas obrigatórias de História da Filosofia. Entendemos que somente o estudo das ideias em sua sucessão histórica pode conferir ao bacharel e ao licenciado o adequado desenvolvimento conceitual e filosófico assim como a perspectiva necessária para a apreensão da diversidade das ideias filosóficas e sua evolução.

Tendo em vista o desenvolvimento da Filosofia nas últimas décadas, assim como a orientação das diretrizes curriculares da área, incluímos a obrigatoriedade de mais seis disciplinas: Metodologia Filosófica, Filosofia Política, Filosofia da Ciência, Estética, Filosofia da Linguagem e Filosofia da Mente.

As disciplinas eletivas do departamento versarão sobre aprofundamento e especificação das áreas clássicas ou de autores clássicos, além de disciplinas sobre Psicologia e Sociologia. Nossa ênfase será nos recém criados Estudos Dirigidos de Filosofia, que propiciarão estudo aprofundado de textos clássicos, iniciação à pesquisa filosófica e integração aos grupos de pesquisa.

Já as disciplinas optativas permitirão ao estudante cursar disciplinas de formação geral de seu interesse em campos diversos, aproveitando disciplinas como História da África no departamento de História e Psicologia da Sexualidade no departamento de Psicologia, que contemplam conteúdos inclusivos sugeridos pelo MEC.

O curso, seguindo o Regulamento Acadêmico da Graduação da UFJF, admite o aproveitamento de carga horária cursada em disciplina de pós-graduação stricto sensu de instituição de ensino superior.

No caso da formação pedagógica, estão incluídos os conteúdos que contemplam os eixos articuladores da licenciatura, conforme estabelecidos na Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002, que são os: I – eixo articulador dos diferentes âmbitos de conhecimento profissional; II – eixo articulador da interação e da comunicação, bem como do desenvolvimento da autonomia; III – eixo articulador entre disciplinaridade e interdisciplinaridade; IV – eixo articulador da formação comum com a formação específica; V – eixo articulador dos conhecimentos a serem ensinados e dos conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a ação educativa; VI – eixo articulador das dimensões teóricas e práticas. Os eixos III e V estão contemplados nas disciplinas obrigatórias e eletivas do curso de filosofia e o V e os demais contemplados pelas disciplinas definidas pelo departamento de educação para a educação básica e conhecimento didático.

O curso de Licenciatura em Filosofia, como um todo, procura cobrir os três núcleos definidos pela Resolução CNE/CP Nº2, de 1º de Julho de 2015, quais sejam: I – Núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias e diversas realidades educacionais; II – Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos; III – núcleo de estudos integradores para enriquecimento curricular.