Fechar menu lateral

Institucional Campus GV

Projeto Campus GV

Projeto Campus GV

O Campus Avançado Governador Valadares iniciou suas atividades no dia 19 de novembro de 2012 e oferece atualmente 850 vagas anuais em dez cursos de graduação presenciais: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia – opções também ofertadas na sede e com conceitos máximos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) A relação de cursos foi acordada, conforme a demanda regional, entre o Ministério da Educação, UFJF e Prefeitura de Governador Valadares. Não está descartada a possibilidade de aumentar, futuramente, a lista de graduações. A fim de atender a nova demanda, serão contratados gradualmente 566 servidores: 266 professores e 300 técnico-administrativos em educação.

Maquete do projeto de construção do campus GV

Maquete do projeto de construção do campus GV

Até a criação da nova cidade universitária, as aulas acontecem em um prédio novo de quatro andares, com 24 salas de aula, localizado no Centro de Governador Valadares. Ao mesmo tempo, será dado início ao processo de construção da nova unidade em um terreno doado à UFJF, com 532.933 metros quadrados (equivalente a mais de 83 campos de futebol), onde funcionava uma fazenda, a cerca de quatro quilômetros da região central. Há a possibilidade de o hospital regional, que será construído próximo ao novo campus, ou o municipal sirvam à UFJF como hospital universitário.

Histórico

A criação do campus em Governador Valadares foi aprovada pelo Conselho Superior da UFJF (Consu), formado por diretores de unidades, representantes de professores, técnicos, alunos e Administração Superior. A votação ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2012, com a aprovação de todos os 38 membros que estavam presentes.

 A cidade

Governador Valadares

Governador Valadares

Também conhecida como “A Princesa do Vale”, Governador Valadares foi fundada em 1938 e conta com população aproximada de 263.594 habitantes, conforme o censo do IBGE de 2010 sendo assim o nono município mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua mesorregião e microrregião. Situada a 324 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade é cortada pela ferrovia BH-Vitória. Sua história remonta a ocupação do Vale do Rio Doce por militares, no século XIX, como estratégia de guerra ofensiva aos índios Botocudos. Governador Valadares também é conhecida pelo contingente de emigrantes para os Estados Unidos.

DOCUMENTOS IMPORTANTES: