Fechar menu lateral

Estudantes do ensino médio visitam o Museu da Farmácia UFJF

IMG_20170621_135024

Alunos secundaristas do Centro Educacional de Itaipava (RJ) visitaram o Museu da Farmácia Professor Lucas Marques do Amaral, na Faculdade de Farmácia, da Universidade Federal de Juiz de fora na tarde desta quarta-feira, 21. Com início às 13h45min, o roteiro programado foi guiado pelos bolsistas do projeto de extensão “Democratizando o Acesso ao Museu da Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)”

Consistindo de três partes, o roteiro se iniciou no anfiteatro da faculdade, cujos alunos, com idade entre 14 e 17 anos, foram apresentados ao curso e sua estrutura curricular, às áreas de atuações possíveis, e ainda puderam saber sobre a história do museu.
Em seguida, a visita consistiu na exploração do acervo museológico: entre frascos, potes, microscópios e livros, peculiaridades e aplicações de algumas que compõem o acervo, como aparelhos de esterilização de objetos, uma máquina de fabricação de comprimidos e um aparelho utilizado para o preparo de oxigênio medicinal: o aparelho portátil de Limousin.
Por fim, a turma foi direcionada ao horto da instituição, local onde abriga diversas espécies de plantas para fins experimentais nos laboratórios da Faculdade. Lá tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, conhecer alguns tipos dessas plantas, bem como suas múltiplas finalidades e curiosidades de algumas espécies domésticas, como o café, arruda, orégano e a camomila, com o Sr. Jésus.

O Museu Professor Lucas Marques de Amaral, da Faculdade de Farmácia da UFJF, é um dos único museus universitários do país sobre a história da Farmácia. Por meio de seu acervo, o museu propõe-se a instrução e a reverência da Ciência, História e Cultura. O acervo é composto de almofarizes, embalagens, frascos e potes antigos, além de fotos e livros. Há microscópios do século XIX e outras surpresas utilizadas pelos farmacêuticos no passado.

Para agendar uma visita ao Museu, ligue (32) 2102-3263 ou (32) 2102-3968.