Trabalhos do InCFEX são premiados no 13º SABINCOR

O Grupo de Pesquisa Unidade de Investigação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício – InCFEx, foi premiado no 13º Simpósio de Educação Física e Reabilitação Cardíaca do Congresso SABINCOR de Cardiologia ,um dos principais eventos científicos de cardiologia da região. Foram apresentados seis trabalhos científicos, e três destacaram-se entre os melhores trabalhos orais, segundo a coordenação científica do evento, que aconteceu aqui em Juiz de Fora, durante o mês de setembro.

Tema livre

“Prejuízo na recuperação da frequência cardíaca após o exercício físico em pacientes com cirrose hepática” – melhor Tema Livre Oral: esse trabalho é parte da Dissertação de Tuany Mageste Limongi, discente do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF e teve como autores Diane Michela Nery Henrique, Marcela Rodrigues de Siqueira, Natália Portela Pereira, Fabio Heleno de Lima Pace, Katia Valéria Bstos Dias Barbosa, Tarsila Campanha da Rocha Ribeiro, Daniel Godoy Martinez, Pedro Augusto de Carvalho Mira e Mateus Camaroti Laterza.

Menção 1

“Comportamento da pressão arterial, pressão intraocular e pressão de perfusão ocular durante o exercício físico em indivíduos sem histórico de lesão ocular” – Menção Honrosa : esse trabalho é parte da Tese de Diana de Medeiros Andrade, discente do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF e teve como autores Gustavo Henrique de Lima Melillo, Marta Halfeld Lacordia, Patrícia Fernandes Trevizan Martinez, Mateus Camaroti Laterza e Daniel Godoy Martinez.

Menção 2

“Prejuízo da resistência muscular periférica e inspiratória de pacientes com cirrose hepática” – Menção Honrosa: esse trabalho é parte da Dissertação de Fabiana Coelho Couto Rocha Corrêa, discente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Fisioterapia da UFJF e teve como autores Isabela Souza de Paula, Pedro Augusto de Carvalho Mira, Fábio Heleno de Lima Pace, Mateus Camaroti Laterza, Patrícia Fernandes Trevizan Martinez e Daniel Godoy Martinez.

Sobre o InCFEX

Coordenado pelos Professores Daniel Godoy Martinez, Lilian Pinto da Silva, Patrícia Fernandes Trevizan Martinez e Mateus Camaroti Laterza, o Grupo de Pesquisa dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas sobre os efeitos agudo e crônico de manobras estimuladoras nas variáveis cardiovasculares, metabólicas e autonômicas. O InCFEx possui laboratórios localizados no Hospital Universitário e na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da UFJF. Nesses locais são desenvolvidas pesquisas por alunos da graduação, especialização, residência, mestrado, doutorado e pós-doutorado. E, no Hospital Universitário é desenvolvido projeto assistencial para avaliação física, orientação em saúde e treinamento físico aos pacientes. Além disso, o Grupo de Pesquisa promove reuniões semanais de estudo na FAEFID. Para se tornar membro do InCFEx é necessário entrar em contato com o Professor Mateus pelos seguintes contatos:

Professor Mateus Camaroti Laterza
E-mail: mateuslaterza@hotmail.com