“Roda Cultural Dois FAEFID” propõe reflexões sobre rua e pertencimento

Desconstruir e resignificar. Com essa proposta, a segunda edição da Roda Cultural, projeto da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) e vinculado ao “Núcleo Integrado de Danças da UFJF” (NIDU) terá como tema “Cultura de Rua”, dentro das atividades programadas para a Semana da Consciência Negra da UFJF, promovida pela Diaaf/UFJF. O encontro acontece dia 30 de novembro, sexta-feira, de 9h às 12h, na Praça Cívica da UFJF. Em caso de chuva, a atividade será transferida para as dependências físicas da Faefid.

A troca de conhecimentos relacionada à criação de diferentes grupos de alunos dos cursos de Educação Física sobre suas vivências acadêmicas é o principal objetivo da atividade. Por meio do movimento expressivo da unidade corpórea, a partir de uma construção coletiva, os componentes do “Grupo de Dança da UFJF” e os estudantes das disciplinas “Introdução ao Estudo da Corporeidade” (1º período), “Iniciação à Dança” (3º período), e das eletivas “Estágio em Dança”, “Atividades Circenses” e “Aperfeiçoamento em Dança” se encontrarão, a fim de compartilharem o que construíram ao longo do semestre letivo dentro de uma temática comum, definida pelos mesmos.

Tema: Cultura de Rua

A Rua é de todos e para todos, na apropriação e ocupação de espaços. Esse pertencimento e possibilidade de ocupação se fragilizam na sociedade consumista e individualista, em que o “pertencer” é condicionado ao domínio de uma doutrina hegemônica. A exclusão ocorre como estruturada consequência e a Rua acolhe, precariamente, a marginalidade negra, feminina, pobre, homossexual, infantil, deficiente, idosa. Uma identidade cultural é definida no vazio, com o vazio. A fim de desconstruir tal estigma, pretende-se discutir e ampliar o significado de “Cultura de Rua”.

NIDU

Órgão vinculado à Faefid, atualmente coordenado pela Professora Alice Mayer, com assessoria da bolsista de Treinamento Profissional Izabela Fonseca, o “Núcleo Integrado de Danças” é caracterizado como elemento integrador de ações voltadas para a Dança, especialmente no âmbito da Faefid e em outras unidades acadêmicas da UFJF. Busca planejar e efetivar formas pelas quais as ações desenvolvidas sejam associadas e disseminadas para a comunidade acadêmica da instituição, na perspectiva extensionista, fundamentadas nos processos acadêmicos de ensino e aprendizagem e iluminadas pela produção do conhecimento especificamente na área da Dança e, de forma geral, das manifestações corporais rítmicas e expressivas, como as Atividades Circenses e as Ginásticas.

Fonte: FAEFID