Núcleo de Pesquisa em Biodinâmica do Movimento Humano

Pesquisa – Grupos de Pesquisa

Coordenador: Jorge Roberto Perrout de Lima
jorge.perrout@ufjf.edu.br

Resumo: Ambiciona-se que o presente núcleo contribua à efetivação da área de avaliação mecânico-fisiológica da performance humana na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF, juntamente com parceria externa, possibilitando a formação de recursos humanos capazes de fortalecer a pesquisa científica na área, superando assim as disparidades regionais evidentes. Em decorrência dessa ação futura, foi imprescindível a criação deste núcleo, de caráter multidisciplinar, que agregará ainda professores e alunos das Faculdades de Medicina, Engenharia Elétrica e Fisioterapia da nossa universidade.

Devemos considerar também que este núcleo contribuirá: 1) para a construção de um ambiente de pesquisa capaz de reformular estratégias e de reconduzir as condutas pedagógicas para a formação de recursos humanos de alto nível; 2) para a consolidação da participação da Educação Física na promoção da saúde, fortalecendo sua contribuição à pesquisa científica na área; 3) para a interação com centros de reconhecida reputação na comunidade científica nacional e internacional, dentro das áreas de atuação direta dos respectivos participantes deste núcleo.

Os participantes deste núcleo possuem pontos em comum no que diz respeito ao uso de uma metodologia para a análise de sinais biológicos e que trata de ferramentas estatístico-matemáticas imprescindíveis ao entendimento dos processos mecânico-fisiológicos envolvidos nos seguintes fenômenos: variabilidade da frequência cardíaca, ajustes cardiovasculares ao esforço isométrico e desenvolvimento da força durante testes de esforço isométrico.

Paralelamente, no que se refere à inovação tecnológica, pretendemos elaborar protocolos a serem utilizados para consolidar uma metodologia de avaliação do desempenho muscular e de seus aspectos mecânico-fisiológicos.