InCFEx da Faculdade de Educação Física é premiado em Congresso

Foto Prêmio

O Grupo de Pesquisa denominado Unidade de Investigação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício – InCFEx, na última sexta-feira, 10 de maio, pelo segundo ano consecutivo, recebeu dois Prêmios num dos principais eventos científicos de cardiologia do país “36º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro – SOCERJ”. Esse reconhecimento ocorreu após a Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde, da Faculdade de Medicina da UFJF, Professora Natália Portela Pereira, ter apresentado e defendido dois trabalhos científicos para os membros da comissão avaliadora científica deste evento.

O trabalho científico intitulado “Efeito agudo do exercício físico no controle hemodinâmico e vascular de jovens tabagistas: um estudo crossover, controlado e randomizado” foi agraciado com o prêmio de melhor Tema Livre na XV Jornada SOCERJ de Educação Física em Cardiologia. Vale ressaltar, que esse trabalho premiado é parte da Tese da Natália Portela Pereira e teve como co-autores Pedro Augusto de Carvalho Mira, Leonardo Barbosa de Almeida, Diane Michela Nery Henrique, Glória Maria Baptista Marques, Bruno Valle Pinheiro, Patrícia Fernandes Trevizan, Daniel Godoy Martinez, Edgar Toschi Dias e Mateus Camaroti Laterza.

E, o trabalho científico intitulado “Comportamento pressórico durante o estresse mental de crianças e adolescentes obesos com histórico familiar para hipertensão arterial” recebeu o prêmio de terceiro melhor Tema Livre na XIX Jornada SOCERJ de Fisioterapia em Cardiologia. Esse segundo trabalho premiado é parte da dissertação da Marcella Marques, mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico Funcional da Faculdade de Fisioterapia, e teve como co-autores Josiane Aparecida de Miranda, Carla Márcia Moreira Lanna, Pedro Augusto de Carvalho Mira, Natália Portela Pereira, Daniel Godoy Martinez, Patrícia Fernandes Trevizan Martinez e Mateus Camaroti Laterza.

Coordenado pelos Professores Daniel Godoy Martinez, Lilian Pinto da Silva, Patrícia Fernandes Trevizan Martinez e Mateus Camaroti Laterza, o referido Grupo de Pesquisa dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas sobre os efeitos agudo e crônico de manobras estimuladoras nas variáveis cardiovasculares, metabólicas e autonômicas. O InCFEx possui laboratórios localizados no Hospital Universitário e na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da UFJF. Nesses locais são desenvolvidas pesquisas por alunos da graduação, especialização, residência, mestrado, doutorado e pós-doutorado. E, no Hospital Universitário é desenvolvido projeto assistencial para avaliação física, orientação em saúde e treinamento físico aos pacientes. Além disso, o Grupo de Pesquisa promove reuniões semanais de estudo na FAEFID. Para se tornar membro do InCFEx é necessário entrar em contato com o Professor Mateus pelos seguintes contatos:

Professor Mateus Camaroti Laterza
E-mail: mateuslaterza@hotmail.com