Fechar menu lateral

Egresso do Futebol UFJF é contratado pelo Flamengo

“A cultura é o principal alimento na formação e na transformação de um ser humano e o esporte é uma das maiores manifestações culturais”. Foi assim que o coordenador do projeto Futebol UFJF, Marcelo Matta, recebeu a notícia de que o jovem Max Alves, 18 anos, havia sido apresentado pela equipe Sub-20 do Flamengo, na manhã da última segunda-feira, 27. O jovem fez parte do projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desde o início da iniciativa, em abril de 2014, permanecendo até o ano passado.

 

Max Alves fez parte do projeto de extensão da Faculdade de Educação Física da UFJF (Foto: Arquivo pessoal)

Max Alves fez parte do projeto de extensão da Faculdade de Educação Física da UFJF (Foto: Arquivo pessoal)

 

Morador do Dom Bosco, bairro do entorno da UFJF, Max foi campeão da segunda divisão do Campeonato Mineiro Sub-15 em 2016, com a camisa do Futebol UFJF. O meia foi o camisa 10 do Tupi na última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior – a maior competição para atletas juniores do país.

 

Segundo Matta, além da qualidade técnica, o comportamento do aluno sempre chamou a atenção. “Tinha um comportamento ótimo, era muito educado. Gostava de treinar e era dedicado, nunca faltava aos treinos e aos jogos. Não temos nada a reclamar, pelo contrário. Era um atleta exemplar, sempre se destacou, mas sabemos que de nada adianta ter talento se não tiver estímulo”.

 

Marcelo Matta, coordenador do projeto Futebol UFJF (Foto: UFJF)

Marcelo Matta, coordenador do projeto Futebol UFJF (Foto: UFJF)

 

Ainda de acordo com o coordenador do projeto, mais do que formar atletas, a iniciativa se preocupa com o desenvolvimento social dos jovens atendidos. “O que fazemos é abrir a Universidade e permitir a esses meninos conhecerem toda a estrutura, mostrar a eles que é possível frequentá-la, através de informações e de conscientização de que existe um ‘plano B’. Sempre falamos para os nossos atletas que se tornar jogador de futebol é a profissão mais difícil do mundo e as estatísticas mostram isso, já que 0,3% dos que tentam viram jogadores de futebol. Daí a importância de se preparar com estudo, boas relações sociais. Neste sentido, a Universidade é importante não apenas para o Max, mas para todos os quase mil jovens que já passaram pelo projeto”, argumenta.

 

 

Futebol UFJF

 

O projeto de extensão Futebol UFJF surgiu em 2014. Em 2019, o time, em parceria com o Tupynambás, conquistou o título da 2ª Divisão do Campeonato Mineiro Sub-17. A equipe sub-15 terminou a fase final em quarto lugar.

 

O programa oferece a oportunidade de treinamento gratuito, principalmente para os bairros do entorno da Universidade, visando à formação profissional para garotos a partir de dez anos até a fase adulta, e de garotas a partir de 14 anos, contando com a estrutura da Faefid para a realização dos treinamentos.

 

A equipe conta com o trabalho conjunto de alunos da Faefid, que auxiliam durante todo o processo de treinamento físico e técnico, compondo a comissão técnica de todas as categorias e também aperfeiçoando a arbitragem.

 

Outras informações: (32) 2102-3293 Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)

 

 

Fonte: IMAGEM/UFJF