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Coordenadora do NGIME é eleita representante das Américas na Sociedade Internacional de Educação e Desporto Comparativo

Professora Eliana Ferreira é a primeira brasileira
a integrar o Comitê Executivo da ISCPES

 

No dia 22 de junho, durante a 20ª Conferência Bianual da Sociedade Internacional de Educação e Desporto Comparativo (International Society for Comparative Physical Education and Sport – ISCPES), ocorrida em Borovets, na Bulgária, a Assembleia Geral da entidade elegeu a Professora Doutora Eliana Ferreira como representante das Américas Latina e do Sul em seu Conselho Executivo.

 

No que diz respeito aos estudos da Educação Física e do Desporto, a ISCPES é a entidade internacional de pesquisa mais importante no mundo, e a Professora Eliana Ferreira é a primeira mulher, brasileira, eleita para integrar seu Conselho Executivo que tem entre seus membros os maiores pesquisadores dos cinco continentes – Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Daí a relevância dessa indicação, que pode ser tratada como a mais importante de sua carreira acadêmico-científica.

 

Com o reconhecimento científico de seu trabalho consolidado, dentro e fora do Brasil, a Pesquisadora Eliana Ferreira vem colecionando prêmios e homenagens, tendo sido a última ocorrida em Maio, na Flórida, quando foi homenageada com o Prêmio Margaret Talbot, homenagem prestada àquelas mulheres que se destacaram nas pesquisas sobre as mulheres no esporte.

 

International Society for Comparative Physical
Education and Sport – ISCPES

 

A Sociedade Internacional de Educação e Educação Física Comparada (ISCPES) é uma organização de pesquisa e educação fundada em 1978. Seu objetivo é apoiar, encorajar e prestar assistência aos que buscam iniciar e fortalecer programas de pesquisa e ensino em educação física comparada e esporte em todo o mundo.

Especificamente, a ISCPES distribui resultados e informações de pesquisa; apoia e coopera com organizações locais, nacionais e internacionais com objetivos semelhantes e organiza reuniões que reúnem pessoas de todo o mundo trabalhando em publicações comparativas de educação física e esporte.

A sociedade define o estudo comparativo como investigação e comparação de duas ou mais unidades, como países, culturas, ideologias, regiões, estados, sistemas, instituições ou populações. Os fenômenos a serem comparados incluem todos os elementos da educação física e modelos esportivos e programas e práticas em um contexto macro ou micro.

Tais fenômenos são universais, mas culturalmente cruzados a nível nacional, e se diferem em foco e substância. A Sociedade promove o exame de questões relacionadas ao estudo de regiões, nações e culturas, educação para o internacionalismo, esporte e desenvolvimento e educação física como direito humano.

 

Fonte: FAEFID/UFJF