Fechar menu lateral

Alunos de Educação Física destacam oportunidade de aprender com treino de atletas

Alunos da Faefid, de verde, auxiliam na organização dos treinos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Alunos da Faefid, de verde, auxiliam na organização dos treinos (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Eles são fáceis de serem encontrados. Vestem camisa verde-limão, destacada entre o vermelho do uniforme chinês na pista de atletismo. Atentos, 162 alunos da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) têm a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de técnicas para esportistas de alto nível de rendimento e auxiliar na organização de treinos.

 

A UFJF recebe cerca de 340 atletas e integrantes da comissão técnica de oito países que se preparam na instituição para os Jogos Olímpicos Rio 2016. E em todos os dias de treino, os estudantes colaboram para a preparação da pista de atletismo, para a organização de materiais e conhecem estratégias de treinamento aplicadas pelos técnicos. Além de outras atividades, colaboram na orientação do público espectador e no controle de acesso aos locais de treinamento.

 

A observação atenta de cada um torna mais fácil a assimilação do que é ensinado e discutido em sala de aula, conforme o coordenador do projeto de voluntários na Faefid, professor Heglison Toledo, que tem recebido retorno positivo sobre a atuação dos estudantes. “Vários alunos estão vibrando com a experiência que estão tendo. A procura por participar como voluntário foi muito significativa, foi uma surpresa positiva para nós e agora o trabalho está sendo muito bem executado”, disse.

 

O aluno Joedson Pinto, que atua na pista de atletismo, ressalta que sua presença durante os treinos será importante para a atuação dele no projeto Servidor Saudável, que orienta professores e técnico-administrativos em educação em caminhada e corrida.

 

“Com a vinda dos atletas teremos a experiência de ter a vivência em si, de ver na prática o que aprendemos em sala de aula. É muito importante para a graduação”, ressalta o aluno.

 

A oportunidade de contato com o mais alto nível do esporte também é destacado pelo voluntário Marcos Paulo e pelo presidente do Diretório Acadêmico da Faefid, Walber Silva. Conforme o dirigente, a faculdade dificilmente terá a chance de receber tantos atletas de tamanha magnitude novamente, mas que os alunos estão mobilizados para novas oportunidades.

 

Há tempo também para foto com atletas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Há tempo também para foto com atletas (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

 

O presidente do Diretório afirmou que há uma união na faculdade a fim de proporcionar situações como esta e que mesmo alunos que não estão cadastrados como voluntários têm a chance de se aprimorar neste período.

 

 

 

Mais iniciativas

Além da Educação Física, os cursos de Jornalismo, Turismo e Psicologia estão envolvidos no projeto UFJF 2016, assim como as diretorias de Imagem Institucional e de Relações Internacionais, abarcando mais de 300 alunos.

 

Cursos de Moda, Engenharia de Produção, Medicina e Fisioterapia também apresentaram propostas de atividades ao longo dos treinamentos.