Fechar menu lateral

NEPED – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade

GESED – Grupo de estudos e pesquisas em Gênero, Sexualidade, Educação e Diversidade

Líderes: Prof. Dr. Roney Polato de Castro/ Prof. Dr. Anderson Ferrari

O grupo vem provocando novas/outras formas de pensar a escola e aos artefatos culturais, problematizando processos de formação no campo das relações de gênero e sexualidades em atravessamentos com outras categorias como geração, religiosidade, raça, etnia, condição socioeconômica, entre outras.

Contato: gesedufjf@gmail.com

 

Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisa em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana

Líder: Profª. Drª. Sandrelena da Silva Monteiro

O Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisa em Educação Desenvolvimento e Integralidade Humana tem como objetivo estudar o desenvolvimento humano em sua integralidade, considerando suas dimensões sócio-bio-psíquica-espiritual, em interface com processos educativos que envolvem formação docente, educação em saúde, prevenção ao adoecimento docente e discente, construção de práticas pedagógicas inclusivas.

Contato: sandrelena.monteiro@ufjf.br

 

Grupo de Estudos e Pesquisa de Políticas e Práticas de inclusão escolar

Líder: Profª. Drª. Katiuscia C. Vargas Antunes

O Grupo procura estudar as políticas e práticas em inclusão escolar de pessoas com deficiência e outras necessidades educacionais   especiais nas escolas regulares.

Contato: katiuscia.vargas@hotmail.com 

 

Grupo TEMPOS

Líder: Profª. Drª. Luciana Pacheco Marques

Nossos estudos na área da Educação e Diversidade no/do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade – NEPED – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, cadastrado no CNPq desde 1993, sob a coordenação atual dos Professores Luciana Pacheco Marques e Anderson Ferrari, têm sido direcionados para a compreensão das diferenças, tanto no que se refere aos fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos que implicam na Atualidade numa outra forma dos homens e mulheres serem, estarem e se relacionarem no e com o mundo, como também nos reflexos de toda essa mudança na e para a educação. Uma das linhas de pesquisa do Núcleo – Cotidiano escolar e Diversidade – tem como pano de fundo o deslocamento do dado do universal da Modernidade para o do múltiplo da Atualidade, através da análise das categorias conhecimento, tempo, espaço e sujeito. Particularmente neste Grupo Tempos aprofundamos os estudos/pesquisas sobre a temática tempo.

Contato: luciana.marques65@gmail.com