Curso a distância de Licenciatura em Pedagogia entra em quinto ano de vigência na FACED com previsão para abertura de novas turmas

Data: 20 de março de 2012

>>>>>>Uma pesquisa feita pelo Ministério da Educação (MEC) referente à Educação a Distância (EAD) no ano de 2010 aponta que um a cada cinco alunos que pretendem realizar um curso de graduação, preferem o curso a distância. Hoje no Brasil, tem-se um milhão de estudantes inseridos nessa modalidade.

>>>>>>O ensino a distância, ou seja, não presencial, conta com uma plataforma virtual através da qual alunos e professores interagem, trocam materiais de estudo por meio de várias ferramentas, avaliam, promovem chats, debates, fóruns de discussão e esclarecem dúvidas. No entanto, devida à falta de conhecimento das pessoas em relação à nova modalidade, há certa resistência e a procura se mostra abaixo do esperado.

>>>>>>Entrando no quinto ano de existência, o curso a distância da Faculdade de Educação (FACED) da UFJF, UAB Pedagogia, conta com cinco polos de atuação e caminha para a formação da quarta turma, tendo uma já concluído todo o curso. Segundo Sara Reis Ferreira, aluna na pós-graduação da Instituto de Ciências Humanas – ICH/UFJF e assistente de administração da UAB Pedagogia, ainda existe certa resistência em relação a essa modalidade, mas pelas pessoas não ter conhecimento do que é o curso. “É uma modalidade nova, ainda está em estudo, só que ela tem vantagens em relação ao presencial: o aluno tem de ser assíduo na plataforma, pois a participação é cobrada online; a escrita é mais privilegiada, pois o aluno é avaliado através de fóruns e chats de discussão. Então, apesar de não haver o contato presencial com o professor, acaba que existe uma relação um pouco maior porque você, o tempo inteiro, tem de estar debatendo com ele para que ele possa te avaliar, o que não acontece no presencial”.

>>>>>>Como grande diferencial, Sara aponta o acompanhamento que, por ser à distância, acaba sendo reforçado através dos recursos online presentes na plataforma Moodle. Além disso, os polos contam com encontros mensais, em que oficinas são ministradas pelos tutores a distância das disciplinas, tendo como finalidade aprofundar e ampliar os conhecimentos adquiridos durantes os estudos na plataforma, fazendo com que o curso não seja totalmente online.

>>>>>>O sistema de ingresso a qualquer curso a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) requer a prestação ao Vestibular, assim como o curso de graduação presencial, tendo como única diferenciação a data e a inscrição, esta deve ser feita por polos. O edital completo da Licenciatura em Pedagogia pela UAB é publicado no site do Centro de Educação a Distância (CEAD) – www.cead.ufjf.br – e está com previsão para abertura de uma nova turma em agosto. O curso é destinado a pessoas portadoras do certificado/diploma de conclusão do ensino médio e que desejam atuar como professor/educador na área de pedagogia.

Faculdade de Educação