UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Produção Científica

Você está em: Produção Científica

GRUPOS DE PESQUISA:

 

1- POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E CIDADANIA

 

O Grupo de Políticas Públicas, Gestão e Cidadania surgiu no final de 2006, com o  objetivo de investigar, desvendar e aprofundar a formação e desenvolvimento do Estado brasileiro, no que se refere ao seu comprometimento com a sociedade no campo da consolidação da cidadania, através das políticas públicas.
O eixo teórico que sustenta  as investigações desenvolvidas pelos integrantes do  Grupo residem na afirmação do Estado democrático, público, financiador e defensor da ampliação dos direitos constitutivos de cidadania.

A linha de Pesquisa Estado Brasileiro Políticas Sociais e Gestão Pública, está voltada  especificamente para as áreas de Seguridade Social e desta, as particularidades  da Saúde e da  Assistência Social. Para  tanto buscar aprofundar a análise destas políticas em âmbito nacional e internacional, destacando suas características na sociedade brasileira e seus processos de regionalização. Inclui ainda a gestão das ações sociais públicas, seus processos de avaliação e instrumentos de monitoramento e indicadores, além da relação eficácia eficiência. Nela estão concentrados os estudos sobre Políticas Sociais e Processos de Gestão na esfera pública, bem como estudos sobre sujeitos sociais aí implicados e seus diferentes modos de organização e expressão na esfera pública. Tem como integrantes seis professores-pesquisadores, bolsistas de Iniciação Científica, mestrandas de Serviço Social, residentes do Hospital Universitário, residentes do Programa Saúde da Família, alunas da Graduação com Trabalhos de Conclusão de Curso nas áreas e Assistentes Sociais da rede pública de saúde  e da Assistência Social que, atualmente, isoladamente ou em grupo.  Possui como pesquisadores colaboradores docentes da Escola de Trabajo Social de la Faculdad  de Ciências Política Y Relacions Internacionales da Universidad Nacional de Rosário,  da Universidad Nacional do Centro de la Provincia de Buenos Aires, do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e da Universidade de Granada. No período de março de 2009 a março de 2011  com financiamento de organismos externos e da UFJF estará desenvolvendo cinco projetos de pesquisa nas áreas da Saúde e da Assistência  Social.

 

2-  SERVIÇO SOCIAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICAS  PÚBLICAS

Coordenadoras: Profa. Maria Lúcia Duriguetto
Profa. Carina Berta Moljo

O grupo Serviço Social, movimentos sociais e políticas públicas incorpora professores da graduação e da pós-graduação, alunos da graduação ( Iniciação Científica) e alunos da pós-graduação. O objetivo do grupo é produzir conhecimentos acerca da sociedade civil e das lutas sociais, políticas públicas e processos de democratização e seus rebatimentos e relações com os fundamentos, com a formação e com o exercício profissional. Objetiva a qualificação profissional do assistente social e áreas afins para a intervenção no campo da gestão e execução das políticas públicas e nas organizações e movimentos sociais das classes subalternas no campo da sociedade civil. Uma outra dimensão que o grupo de pesquisa objetiva atingir com sua produção é aprofundar e consolidar as dimensões acerca das temáticas das linhas de pesquisa no campo da formação profissional e na formação de quadros docentes. Estes objetivos elencados têm como finalidade última contribuir para o debate dos projetos societários e para a construção de estratégias de emancipação.

O Grupo comporta atualmente 7 professores,8 bolsistas de Iniciação Científica e 2 mestrandos e 1 doutorando, distribuídos nas seguintes linhas de pesquisa:

• Serviço Social: Fundamentos, Formação e Exercício Profissional Objetivo:
Analisar o Serviço Social nas relações sociais: as dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas da profissão. O projeto ético-político da profissão. Questão social e cultura profissional.

• Sociedade Civil, Políticas Públicas e Democratização Relação Estado e sociedade civil no capitalismo contemporâneo e os processos de democratização; As lutas de classe e as estratégias de emancipação; Estado, classes sociais e a constituição de políticas públicas.

 

3- GERAÇÃO, TRABALHO e ESPAÇO

O Grupo de Pesquisa Geração, trabalho e espaço, composto por 4 professores, 6 bolsistas de Iniciação Científica, 3 bolsistas de mestrado e 1 Assistente Social, formou-se a partir da afinidade das seguintes pesquisas em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Serviço Social/UFJF:

– Jovens pobres: afinal de quem se fala, sob coordenação da Profª Maria Aparecida Tardin Cassab;
– Classes sociais e território: configurações da questão social em Juiz de Fora, sob coordenação da Profª Elizete Menegat;
– Envelhecimento e Memória, desenvolvida pela Profª Josimara Delgado.
O objetivo do grupo é produzir conhecimentos sobre geração e suas articulações com as determinações de classe e espacial. Nesse sentido, são produzidos estudos sobre as experiências e narrativas da juventude e do envelhecimento na contemporaneidade, sob o ponto de vista das questões derivadas das mudanças do mundo do trabalho, da organização das classes e das formas de pertencimento ao espaço social, bem como da reprodução da pobreza na cidade. O grupo pretende, ainda, estabelecer interfaces com projetos de extensão que estão em curso, vindo contribuir, com sua produção, novas iniciativas de ação junto a jovens e velhos trabalhadores.

 

4-POLÍTICAS PÚBLICAS, TRABALHO e MERCADO de TRABALHO

 

Este grupo tem como eixo de seus estudos e pesquisa o processo capitalista de produção e as relações sociais que o conformam na contemporaneidade, na particularidade da formação social brasileira e regional.
Suas tematizações definidas dizem respeito à:
• Trabalho e reprodução das relações sociais;
• Reestruturação produtiva e seus impactos sobre a força de trabalho;
• Trabalho e Serviço Social
• Mercado de trabalho e políticas públicas de emprego e renda.

O grupo é composto por três professores doutores, uma professora substituta com título de mestre e uma professora doutoranda de outra universidade; duas mestrandas e quatro alunas de Iniciação científica.
Encontra-se em desenvolvimento os seguintes estudos e pesquisas:

1- Pesquisa do grupo: Indústria, trabalho e operariado têxtil em Juiz de Fora. Tem como objetivos: -Analisar o processo reestruturação produtiva da indústria têxtil em Juiz de Fora bem como os seus impactos sobre a força de trabalho; – Caracterizar o operariado têxtil da cidade, em suas condições salariais, de trabalho e organizativas; – Contribuir para a análise da particularidade dos processos econômicos e políticos das mudanças na esfera da gestão e organização da produção e do trabalho em Minas Gerais.
No presente, a pesquisa encontra-se em fase de sistematização das informações e indicadores coletados das bases de dados da RAIS/CAGED, IPEA, FIEMG e preparação para pesquisa de campo junto a empresas e trabalhadores.

Pesquisas individuais:

2 – Mercado de trabalho dos assistentes sociais em Minas Gerais e no Rio de Janeiro: crescimento ou recrudescimento.
3- As configurações da classe trabalhadora em Juiz de Fora: um estudo exploratório.
4- Trabalho autogestionário e ação sindical: uma proposta de análise empírica e de assessoria a grupos populares nos municípios de Juiz de Fora e Matias Barbosa.
5- Trabalho e precarização: um estudo sobre o processo de terceirização nos bancos privados de Juiz de Fora e a ação sindical dos trabalhadores.

 

Faculdade de Serviço Social