Fechar menu lateral

60 anos da Faculdade de Serviço Social… nós homenageamos

Na Comemoração desses 60 anos, a imagem da logomarca exalta o caminho construído pela Faculdade de Serviço Social, e seu crescimento, produto do trabalho coletivo de muitas mulheres e homens. Nessa imagem, indicamos nossa expectativa de manutenção da qualidade do Ensino e de aprimoramento e expansão nas atividades de Pesquisa e Extensão, avançando, no intuito de influir na elaboração e implementação de políticas sociais e na organização e mobilização da sociedade civil, contribuindo para a efetivação da cidadania e democratização da sociedade brasileira.

Nessa trajetória, muitas homenagens foram feitas, como nas indicações para o recebimento da “Medalha JK”, desde 2003. Em 2008, na oportunidade do cinqüentenário da Faculdade, homenageamos todas as pessoas que trabalharam aqui, desde a primeira aula inaugural, em 16 de maio de 1958. As conferências proferidas naquele evento continuam disponíveis na base online da revista libertas.

Neste sexagenário, seguimos prestando nossas homenagens aos/às servidores/as e trabalhadoras terceirizadas que trabalharam conosco e se aposentaram ou se desligaram da Faculdade de Serviço Social, no período de 2008 a 2018. Reconhecemos o esforço de representação e ação político-sindical, desempenhado pelos docentes e técnico-administrativos no âmbito da APES e do SINTUFJF, indispensável para a efetivação de uma universidade pública, gratuita, laica e socialmente referenciada, bem como a disposição de professoras/es em assumir o lugar de direção desta unidade acadêmica. A vocês, o nosso agradecimento! [inserir link com a lista]

Conforme expressamos na entrevista para a Imagem Institucional, “distinguimo-nos por uma cultura organizacional democrática, orientada pela construção coletiva, e por princípios fundados na liberdade, na autonomina e na emancipação humana. Não poderia ser diferente. Trabalhamos e investigamos as expressões da desigualdade social, o tenso campo da “questão social”, própria da sociedade capitalista. E há muito a fazer e construir, em termos de respostas societárias e profissionais, em virtude dessas problemáticas”. 

“Orgulhamo-nos de nossa história. A defesa da liberdade, o patrimônio do humanismo, desde os pioneiros; a inserção ativa na vida universitária, contribuindo na defesa e na construção de uma universidade democrática, pública e de qualidade, socialmente referenciada; participando dos debates no campo da política social em Juiz de Fora e na região; alinhando-nos às demandas sociais e aos movimentos sociais progressistas, posicionando-nos com firmeza e autonomia, nos espaços acadêmicos e extra-acadêmicos”.

60 Anos! Colhemos os frutos dessa história, deles e do nosso trabalho presente, lançamos e cultivamos novas sementes.

Professoras Cristina Simões Bezerra e Alexandra A. L. T. S. Eiras (Direção e Vice-Direção da Faculdade de Serviço Social).