Fundada em 16 de maio de 1958, a Faculdade de Serviço Social/UFJF, tem um importante papel na formação de Assistentes Sociais em todo o estado de Minas Gerais, sendo, até o ano de 2007, a única Faculdade de natureza pública do estado e, ainda hoje, a única com cursos de Mestrado e Doutorado. Conta com estrutura física e recursos didático-pedagógicos adequados, e um corpo docente altamente qualificado, atingindo 100% de professores efetivos doutores. O seu curso de graduação é diurno e noturno e conta com a entrada de 70 alunos/ano – 35 por semestre. Atualmente, possui cerca de 300 alunos e importantes resultados no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) e é referência no Guia do Estudante. Disponibiliza ainda cursos de pós-graduação lato sensu, ressaltando-se os Programas de Residência Multiprofissionais em Atenção Hospitalar, Saúde do Adulto e Saúde da Família, o Curso de Especialização em Estudos Latino americanos (ofertado até 2018) e o destinado a qualificar o processo de Supervisão de estágio; e a pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), com área de concentração em Questão Social, Território, Política Social e Serviço Social. Possui atualmente quatro grupos de pesquisa: — Serviço Social, Movimentos Sociais e Políticas Públicas; Trabalho, Mercado de Trabalho e Serviço Social; Questão Social, território e Serviço Social; Grupo de Estudos e Pesquisas dos Fundamentos do Serviço Social —, desenvolvendo projetos e envolvendo alunos bolsistas de graduação e pós-graduação. No âmbito da extensão, possui espaço destinado a este propósito na Casa Helenira Rezende - Helenira Preta, patrimônio histórico-cultural da UFJF e da cidade, lócus privilegiado onde a Faculdade efetiva o encontro necessário entre a Universidade e a sociedade. Entre os programas e projetos, pode-se referenciar os da Área do Envelhecimento, um dos pioneiros no país.

Avisos

Destaques na UFJF