UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projetos

Você está em: Projetos

As Atividades Complementares são uma forma de FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, em que é permitido ao aluno escolher atividades acadêmicas que serão computadas como carga horária do seu curso, permitindo, assim, que ele participe da construção de seu próprio currículo, incentivando a produção de formas diversificadas e interdisciplinares do conhecimento.

As Atividades Complementares são um dos componentes obrigatórios do currículo do Curso de Jornalismo. Para um aluno concluir o curso é necessário ter completado 300 horas de Atividades Complementares e/ou disciplinas opcionais. Recomenda-se que o aluno distribua essas 300 horas durante os 6 primeiros períodos do curso, o que dá uma média de 50 horas por semestre.

Na busca da formação completa do aluno e visando a integração entre ensino, pesquisa e extensão como elemento essencial no desenvolvimento pedagógico da graduação, há forte estímulo para a participação dos discentes em projetos de pesquisa, extensão e treinamento profissional desenvolvidos por docentes da Faculdade de Comunicação e também de outras unidades acadêmicas, em uma perspectiva interdisciplinar, com amplo oferecimento de bolsas e programa de voluntariado. Além disto, podemos destacar espaços próprios para a realização de atividades extracurriculares dentro de nossa unidade acadêmica, a ressaltar:

– Programa de Educação Tutorial (PET);

– Produtora de Multimeios;

– Rádio FACOM;

– Acesso – Empresa Júnior;

– Agência de Notícias da FACOM;

Várias outras atividades, como disciplinas opcionais, participação em eventos, grupo de estudo, estágios, iniciação científica, monitoria e treinamento profissional, entre outras, podem ser computadas como Atividades Complementares. Entretanto há um limite máximo de horas por semestre que pode ser contabilizado de cada tipo de atividade; a maioria varia de 15 até 60 horas. Uma lista das atividades aceitas e o limite de horas por semestre está no RAG, disponível no SIGA do aluno e no site do curso de Jornalismo através do link:

 

RAG – TABELA DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR

 

Na tabela do RAG, há várias tipos de eventos agrupados juntos com limite de 15 horas, e participação em “congresso” sozinho valendo até 15 horas. Isso significa que mesmo que o aluno tenha participado em mais de um daqueles tipos de eventos que estão juntos durante um mesmo semestre, poderá ser computado como Atividade Complementar apenas 15 horas daquelas atividades. Se o aluno tiver participado de um congresso e um daqueles outros eventos no mesmo semestre, poderá computar até 15 horas do congresso e até 15 horas do outro evento. Outras atividades têm limites de horas diferentes. O grupo de estudos, por exemplo, tem limite de 30 horas por semestre, e a monitoria de 60 horas.

Para solicitar o cômputo das 300 horas de Atividades Complementares necessárias para integralização do Curso de Jornalismo, use o requerimento abaixo.

 

REQUERIMENTO DE CÔMPUTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

A solicitação pode ser feita em qualquer época do curso, desde que se tenha uma quantidade de atividades suficiente para completar as 300 horas. O prazo máximo para entregar a solicitação é até o final do prazo para inscrição em colação de grau do semestre em que o aluno pretende se formar. O prazo para inscrição em colação de grau é definido anualmente no Calendário Acadêmico da UFJF, disponível também no SIGA do aluno.

É necessário anexar, ao requerimento preenchido, as cópias dos comprovantes de participação nas atividades, e trazer os originais para autenticação das cópias no dia da entrega do requerimento na Coordenação do Curso de Jornalismo. Após a avaliação das atividades pela Coordenação, é montado um processo que é enviado à CDARA para anotação da carga horária no Histórico do aluno.

 

A Flexibilização Curricular está regulamentada no RAG, especialmente nos Artigos 1º (inciso XXI), Artigos 72 e 73, e Anexo I.

Compartilhe:

    Veja também: Pesquisa, Extensão, PET FACOM, Acesso Comunicação Jr., Publicações, Rádio FACOM 103,9 FM, Produtora de Multimeios, ERECOM.