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Pós-Graduação

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O  Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM – UFJF)  é vinculado à Faculdade de Comunicação  (FACOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autorizado em 2006, iniciou suas atividades, com a oferta do curso de Mestrado, em 2007. Neste ano, o Programa recebeu a primeira turma do recém aprovado curso de Doutorado em Comunicação.  O PPGCOM – UFJF tem  como área de concentração “Comunicação e Sociedade” e se estrutura a partir de duas linhas de pesquisa: “Competência Midiática, Estética e Temporalidade” e “Mídias e Processos Sociais”.

LINHAS DE  PESQUISA

Competência Midiática, Estética e Temporalidade:

Para esta linha de pesquisa, a comunicação ocorre, hoje, num ambiente em acelerada transformação, inserido no processo histórico dos meios e de suas formas de apreensão teórica e sensível.  O estudo sobre as competências cognitivas, emocionais, estéticas e midiáticas busca: entender a atual ampliação da cultura digital inserida em sua base histórica; mapear as relações sociais, suas reconfigurações, suas diferentes formas de produção e interação midiática; e avaliar seus impactos na produção, circulação e consumo de conteúdos midiáticos, incluindo os jornalísticos e artísticos.  

O estudo sobre a temporalidade no contexto do uso intensivo das mídias trata dos vestígios de memória, dos arquivos documentais e das narrativas orais: as escritas de si; a mídia e os processos de rememoração; o excesso de memória e a amnésia; as recomposições e dissoluções de fronteiras, os deslocamentos e hibridizações a partir de narrativas em processo de mutação, as territorialidades flexíveis, móveis e superpostas nas produções midiáticas;  e das memórias analógica, digital e em rede que se hibridizam.

 

Mídias e Processos Sociais:

A sociedade contemporânea é cada vez mais caracterizada por fenômenos de centralidade comunicacional e de midiatização. A compreensão de processos sociais – entendidos, conforme Norbert Elias, como transformações amplas, contínuas e de ampla duração no mundo simbólico das civilizações –, requer a percepção das relações do campo comunicacional com outros saberes. Perscrutar as interfaces entre a comunicação, nesta sociedade midiatizada, e processos culturais, políticos, econômicos e de construção de mecanismos de (auto)representação e de subjetivação (tendo como base pesquisas que dialoguem com esses outros campos, mas que reafirmem a natureza comunicacional dos questionamentos) configura agenda central para o apontamento das relações existentes entre a dimensão simbólica e a configuração da vida social.

Confira mais em http://www.ufjf.br/ppgcom/

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