UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Curso de Jornalismo

Você está em: Ensino > Graduação > Curso de Jornalismo

O curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social  (FACOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) forma bacharéis em Jornalismo. O jornalismo é profissão reconhecida internacionalmente, regulamentada e descrita como tal no Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho. O Jornalista trabalha na procura e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. É o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens são requisitos fundamentais.

Para concluir o curso é necessário cursar 3005 horas, distribuídas entre  disciplinas obrigatórias, opcionais e eletivas. O curso é oferecido nos períodos diurno (integral) e noturno. Em função de peculiaridades inerentes às grades de horários, o tempo de duração é diferente e assume o seguinte perfil: 

O curso de Jornalismo teve suas atividades iniciadas em 02 de Fevereiro de 1958, com a primeira turma diplomada em 1961. Ofertado inicialmente na antiga Faculdade de Ciências Humanas e Letras, com a criação da UFJF, o curso de Jornalismo passou para a Faculdade de Direito, onde ficou até a criação da Faculdade de Comunicação.

6752127909_5b979eeb21_n

Em 1969, a reforma educacional realizada pelo governo militar transformou-o em curso de Comunicação Social. Em 2010, o Ministério da Educação (MEC) desfez este equívoco histórico e devolveu a antiga denominação ao curso. Assim, atualmente, a FACOM/UFJF oferece o curso de Jornalismo em dois turnos: integral, organizado em oito períodos e outro, noturno, com 10 períodos letivos.

Desde agosto de 2015, atendendo às Novas Diretrizes curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo, o curso de Jornalismo da FACOM/UFJF conta com uma nova matriz curricular. Além de elevar a carga horária total para 3005 (três mil e cinco) horas, essa nova matriz curricular conta com a obrigatoriedade de estágio, novas disciplinas e produtos laboratoriais e um projeto pedagógico muito interessante.

VAGAS:

Jornalismo Integral (manhã e tarde): 35 vagas no 2º semestre de cada ano;

Jornalismo Noturno: 35 vagas  no 1º semestre de cada ano;

PROCESSO SELETIVO:

PISM e SISU

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:

Carga horária: 3005 horas.

Composição da carga horária: 2505 horas em disciplinas obrigatórias, 300 horas em Atividades Complementares, podendo ser computadas através de disciplinas opcionais ou de atividades de Flexibilização Curricular, conforme prevê o Regulamento Acadêmico de Graduação, e 200 horas em estágio supervisionado obrigatório.

Integralização:

mínima 8 semestres letivos, turno integral

máxima 16 semestre letivos, turno integral

 

Acesse também:

Currículos ativos: acesse aqui ementas e programas de disciplinas 

MATRIZ CURRICULAR – VÁLIDA A PARTIR DE 2015(3)

MATRIZ CURRICULAR – CURRÍCULO ANTERIOR A 2015(3)

Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo

 

Compartilhe:

    Veja também: Estrutura Curricular, Diretrizes Curriculares, Projeto Político Pedagógico.