Mesa redonda no ERECOM recebe ex-docente da UFJF e professores do Rio de Janeiro e de São João del-Rei

Luísa Guimarães

O segundo dia do XVI Encontro Regional de Comunicação, que está acontecendo na Universidade Federal de Juiz de Fora, iniciou-se com uma mesa redonda que contou com três participantes: Aluizio Trinta, professor aposentado da instituição; Wilson da Silva Filho, docente da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro; e Filomena Avelina Bonfim, professora titular da Universidade Federal de São João del-Rei. A mediação foi feita por Gabriela Borges, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação. O nome da mesa foi “Paradigmas teóricos internacionais da Comunicação nos anos 1960”.

Trinta foi o primeiro a falar, citando alguns conceitos, teorias da comunicação, autores e filósofos, como Thomas Kuhn e Michel Foucault. “Uma vez instituídos, os paradigmas se tornam instituintes”, foi uma de suas frases durante sua apresentação, que tratou desde as primeiras definições de paradigma até o conceito de aldeia global, proposto por Marshall McLuhan – teórico da comunicação de quem o ex-docente da UFJF foi aluno nos anos 70. A aldeia global diz respeito ao estreitamento de distâncias causado pelo processo tecnológico.

Seguindo a ordem, Bonfim foi quem prosseguiu a exposição, apresentando reflexões de uma pesquisa realizada no Canadá nos anos 80. Sua exposição focou na vida e obra de McLuhan, já que o trabalho do teórico representa uma quebra de paradigmas pré-existentes dos anos 60. Ela focou em conceitos como inter e multidisciplinaridade e sustentabilidade cultural no campo da mídia. Apontou como o trabalho do autor foi pioneiro em discutir ideias com outros campos, além dos da comunicação; e como ele propôs conceitos à frente do seu tempo: como o já citado, de aldeia global e de impacto sensorial da mídia.

Por fim, o professor Wilson da Silva manteve a mesma linha, discorrendo sobre o tema que influenciou sua dissertação de mestrado, a obra de McLuhan voltada para o cinema. Ele falou sobre a experiência sensorial do cinema e sobre os meios de comunicação como possíveis expansões do homem. Acometido por uma bronquite, o professor manteve sua fala sucinta, porém rica em exemplos. Um deles foi a cena do filme “Annie Hall”, de Woody Allen, em que Marshall McLuhan aparece.

O evento

O Encontro Regional de Comunicação está ocorrendo nos dias 15, 16 e 17 de outubro na Faculdade de Comunicação da UFJF, no bairro de São Pedro. O tema geral é “1968: Lembrar e Pensar”. A programação pode ser conferida aqui.