Alunos participam de oficina sobre publicidade durante o Erecom 2018

Érica Sousa e Beatriz Lucchesi

No dia 16 de outubro, aconteceu a oficina de Redação Publicitária durante o 16º Encontro Regional de Educação (Erecom), realizado na Faculdade de Comunicação da UFJF. O tema foi voltado para a construção da narrativa publicitária através de imagens – campo semântico -, abordando diferentes maneiras de transmitir ideias.

Ministrando a oficina, esteve presente o convidado Marcos Villas Boas, jornalista formado pela UFJF, professor e atualmente sócio diretor da República Comunicação, dando dicas das principais orientações que um profissional deve ter para se destacar e ser bem sucedido na profissão. “Estamos na fase em que a produção deve ser voltada para a criatividade visual, pois a tendência é o aumento do consumo de imagem e vídeo.”

Durante o minicurso, Marcos mostrou exemplos de como desenvolver estratégias, ensinando sobre como conhecer o público alvo e a forma certa de poder abordá-lo. “Para um estudante que queira trabalhar nessa área, entender todas as ferramentas do marketing digital é essencial. Ferramentas como inbound marketing, Google Ads, Analytics, Facebook e Instagram Ads, remarketing, precisam ser conhecidas, compreendidas e, dependendo da área que se quer trabalhar, dominadas”.

Ao final da oficina, foram realizadas três atividades envolvendo a construção de uma narrativa no campo semântico. Julia Ugelli, estudante de Jornalismo que esteve presente, conta que o minicurso superou suas expectativas. “Ele abordou muito bem o tema proposto,  soube aguçar nossa criatividade e, depois do exercício proposto, eu vi o quão importante as palavras e imagens podem ser na transmissão de uma informação. Foi muito interessante”.

De acordo com a organização do Erecom, todas as oficinas tiveram uma boa adesão. Além disso, Matheus Bertoline, organizador, destacou que abordar diferentes temas sobre a comunicação, como é feito nas oficinas, é importante, pois oferecer um conteúdo prático em um tempo mais curto gera uma reflexão nos presentes.