UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação

Você está em: Graduação

O curso de graduação em Letras compõe-se, principalmente, de alunos egressos do Ensino Médio ou curso equivalente, aceitos mediante classificação em processo seletivo, atualmente restritos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). A Licenciatura é oferecida em dois turnos: integral (manhã e tarde) e noturno. No turno integral são oferecidas as habilitações da Licenciatura em Letras-Português, Letras-Espanhol, Letras-Francês, Letras-Inglês, Letras-Italiano e Letras-Latim, além do Bacharelado em Tradução (Inglês ou Francês ou Latim). No turno noturno, é atualmente oferecida somente a Licenciatura em Letras-Português.

 

Os ingressantes cursam aproximadamente dois semestres na Área Básica de Ingresso (ABI), que corresponde ao ciclo básico do curso, que contém disciplinas básicas para o Bacharelado e para a Licenciatura, após os quais são orientados pela Coordenação e pelo NDE a se decidir entre cursar a Licenciatura ou o Bacharelado. Após a obtenção do grau de Licenciado ou Bacharel, o graduado poderá solicitar reingresso na outra modalidade, com aproveitamento dos componentes curriculares comuns, para a obtenção do segundo título.

 

Os alunos de Licenciatura poderão cursar, simultaneamente, até duas habilitações. É facultado a alunos do turno noturno cumprir disciplinas para a integralização de uma segunda habilitação oferecida  no turno integral.

 

Informações sobre competências específicas, currículo e fluxogramas do curso nos links abaixo:

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

O curso de graduação em Letras compõe-se, principalmente, de alunos egressos do Ensino Médio ou curso equivalente, aceitos mediante classificação em processo seletivo, atualmente restritos ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM). A Licenciatura é oferecida em dois turnos: integral (manhã e tarde) e noturno. No turno integral, além da Licenciatura, também é oferecido o curso de Bacharelado[1]. Os alunos ingressos no turno integral cursam dois semestres na Área Básica de Ingresso (ABI), que corresponde ao ciclo básico do curso, que contém disciplinas básicas para o Bacharelado e para a Licenciatura, após os quais são orientados pela Coordenação e pelo NDE a se decidir entre cursar a Licenciatura ou o Bacharelado. Após a obtenção do grau de Licenciado ou Bacharel, o graduado poderá solicitar reingresso na outra modalidade, com aproveitamento dos componentes curriculares comuns, para a obtenção do segundo título.


[1] O curso de Bacharelado em Letras tem Projeto Pedagógico de Curso e funcionamento à parte.

Turno Integral
– Português e respectivas literaturas
– Espanhol e respectivas literaturas
– Francês e respectivas literaturas
– Inglês e respectivas literaturas
– Italiano e respectivas literaturas
– Latim e respectivas literaturas

Turno Noturno
– Português e respectivas literaturas

Os alunos ingressos no turno integral cursam dois semestres na Área Básica de Ingresso (ABI), que corresponde ao ciclo básico do curso, que contém disciplinas básicas para o Bacharelado e para a Licenciatura, após os quais são orientados pela Coordenação e pelo NDE a se decidir entre cursar a Licenciatura ou o Bacharelado. Após a obtenção do grau de Licenciado ou Bacharel, o graduado poderá solicitar reingresso na outra modalidade, com aproveitamento dos componentes curriculares comuns, para a obtenção do segundo título.

Alunos da Licenciatura poderão cursar, concomitantemente, até duas habilitações. Os alunos do turno noturno poderão cursar disciplinas para a obtenção de uma segunda habilitação no turno integral.

Veja também: Bacharelado em Letras, Licenciaturas em Letras, Projetos Pedagógicos do Curso, Formulários, Horários 2017/3.