Fechar menu lateral

A Faculdade de Letras cumpre seu papel social de formar tradutores e professores de língua portuguesa, línguas estrangeiras modernas e clássicas, literatura e Libras. Oferece um percurso acadêmico completo: graduação e pós-graduação stricto sensu.  


Histórico


O curso de graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora teve sua origem na extinta Faculdade de Filosofia e de Letras (FAFILE), no ano de 1951, com o Decreto Federal 30160 que criava, na ocasião, os cursos de Ciências Sociais, Geografia, História e Letras Clássicas. Com a criação da Universidade Federal de Juiz de Fora, a FAFILE foi a ela incorporada em 1968 e, em decorrência, o Curso de Letras. Desde então, o curso passou a integrar o Instituto de Ciências Humanas e de Letras (ICHL), que oferecia também os cursos de Filosofia, História, Geografia, Ciências Sociais, Ciência da Religião e Psicologia. A partir de 2006, a Faculdade de Letras desmembrou-se do ICHL (que passou a chamar-se Instituto de Ciências Humanas/ICH), assumindo, desde então, autonomia fiscal, administrativa e pedagógica. A criação da Faculdade de Letras era antiga aspiração dos professores reunidos nos Departamentos de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM) e de Letras (DLET), tendo feito parte do projeto original dos fundadores da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em reunião de 15 de dezembro de 2005, a Congregação do antigo Instituto de Ciências Humanas e de Letras – ICHL, que passou a ser ICH – aprovou, por unanimidade, a desvinculação dos referidos Departamentos do Instituto e a criação da Faculdade de Letras. O Conselho Superior da UFJF, em reunião ordinária de 30 de janeiro de 2006, aprovou a Resolução no. 01/2006, que efetivava a criação da Faculdade de Letras. No dia 31 de janeiro de 2006, a nova Faculdade foi inaugurada pela diretora Terezinha Maria Scher Pereira e a vice-diretora Marta Cristina da Silva. Como nova unidade, constituída de dois departamentos – o Departamento de Letras (DLET) e o Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (DLEM), a Faculdade de Letras oferece hoje aos seus alunos um percurso acadêmico completo: graduação e pós-graduação stricto sensu (dois Programas de Mestrado e Doutorado: um em Linguística e outro Estudos Literários, e um Programa de Mestrado Profissional em Letras). Portanto, contando com um corpo docente formado, em sua maior parte, por profissionais com título de doutorado, que desenvolvem projetos de pesquisa e extensão além de ministrarem cursos na graduação, a Faculdade tem como diferencial qualitativo a ênfase na articulação entre ensino e pesquisa, contribuindo para a formação de professores críticos de seus objetos teóricos e produtores de novos conhecimentos em diálogo com a sociedade.

Avisos


Resultado da prova de nivelamento 2024.1

Área do Aluno

Confira abaixo o resultado das provas de nivelamento dos alunos que compareceram para realizá-las ou que apresentaram certificado válido para análise.
Duas observações importantes:

Apenas alunos cujas disciplinas fazem parte da grade curricular do respectivo curso podem ser dispensados com base no resultado do nivelamento.
A matrícula no nível para o qual foi aprovado

Resultado da prova de nivelamento 2024.1

Prova de nivelamento 2024.1


INSCRIÇÕES DE 12 a 14 DE MARÇO
 A prova de nivelamento tem por objetivo possibilitar que o aluno ou aluna de graduação que já possui conhecimentos de idioma possa ter esse conhecimento avaliado e, conforme o resultado, ser habilitado(a) a se matricular em disciplinas de níveis mais avançados na sua habilitação de graduação na Faculdade

Prova de nivelamento 2024.1

Oportunidades de bolsas na FALE

Área do Aluno

Já estão abertos os editais para seleção de bolsistas da Faculdade de Letras. Os editais podem ser acessados na página de Editais e Seleções.
Acesse a Área do Aluno para ficar sabendo dessas e das novas oportunidades que ainda serão publicadas!
Viu uma publicação que gostou e não sabe onde encontrar? Acesse nossas publicações antigas.

Oportunidades de bolsas na FALE

Destaques na UFJF