UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Histórico

Você está em: Institucional > Histórico

A história do curso de Fisioterapia na UFJF começou no início do ano de 1990. Nesta época, o professor Helton Geraldo Magalhães, fisioterapeuta lotado no departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina, propôs juntamente com profissionais fisioterapeutas da comunidade de Juiz de Fora e com o apoio do diretor da Faculdade de Medicina, professor José Carlos de Oliveira Teixeira, a criação e implantação do curso de Fisioterapia nesta instituição, visando atender a uma demanda do mercado local e regional.

Em setembro de 1991, a Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa criou uma Comissão de Atualização e Implantação do Curso de Fisioterapia, composta pelos diretores das unidades acadêmicas a terem participação no curso, direção do DARA (atual CDARA) e presidido pela gerência de graduação. Em maio de 1992 a comissão concluiu seus trabalhos e propôs a criação do departamento de Fisioterapia, a ser lotado na Faculdade de Medicina. A este departamento ficariam vinculadas as disciplinas específicas de formação do profissional fisioterapeuta, enquanto que, 41 novas disciplinas na UFJF, seriam distribuídas em treze departamentos de sete diferentes unidades acadêmicas da instituição, a saber: Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências Exatas, Faculdade de Direito, Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências Humanas e de Letras, Faculdade de Economia e Administração, Instituto de Ciências Biológicas e Geociências. Além disso, a comissão julgou oportuna a contratação de uma consultoria, que pudesse avaliar e aperfeiçoar o trabalho realizado. A referida consultoria foi prestada por docente do departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, devidamente capacitada para tal.

Após a devida adequação, o Projeto Acadêmico do Curso foi aprovado pela Câmara de Ensino da UFJF em abril de 1993, sendo então publicada a resolução no. 14/93 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFJF que propõe ao Conselho Superior da UFJF a criação do curso de Fisioterapia e a criação do departamento de Fisioterapia vinculados a Faculdade de Medicina. No segundo semestre letivo deste mesmo ano, teve ingresso a primeira turma de graduandos do curso de Fisioterapia, que se gradua em 1998, após cinco anos de curso. Neste ano as instalações físicas eram anexas ao Hospital Universitário, no bairro Santa Catarina.

O primeiro coordenador de curso foi o prof. Helton e a primeira assistente administrativa Luzia Friaça. Em 1995 o departamento de Fisioterapia iniciou seu processo de expansão, quando foram realizados os primeiros concursos públicos para contratação de professores efetivos a serem alocados para as disciplinas específicas, dando início à consolidação do corpo docente deste departamento: os professores Antônio Marcos Birocale, Jaqueline da Silva Frônio e Maria Alice Junqueira Caldas. A profa. Maria Alice assume a primeira chefia do referido departamento.

Em 1998 amplia-se o quadro docente do departamento de Fisioterapia, sendo efetivadas as professoras Rosa Maria de Carvalho e Simone Meira Carvalho; em 1999 ocorreu o ingresso da professora Lilian Pinto da Silva, em 2000 dos professores Cláudia Helena Cerqueira Mármora, Cyntia Pace Schmitz Correa, Eduardo de Castro Assis, Jennifer Granja Peixoto, Luís Henrique Angeloni Pedrão, Marcos Souza Freitas, Patrícia de Carvalho, Paula Silva de Carvalho Chagas, Renata Alvarenga Vieira e Vanusa Caiafa Caetano; em 2003 do professor Leandro Ferracini Cabral e em 2006 do professor Eduardo José Danza Vicente (três desses, Luiz Henrique, Marcos Birocale e Patrícia, não trabalham conosco atualmente).

A primeira avaliação in locu do curso se deu em 1999, com as primeiras iniciativas do INEP em realizar avaliação de curso com comissões de fisioterapeutas. O curso foi muito bem avaliado, tendo conseguido o conceito B. As instalações físicas foram os quesitos com menores notas, tendo propiciado a mudança para o prédio da rua Espírito Santo, até final de 1999, quando se deslocou para o campus da universidade, compondo o Centro de Ciências da Saúde, juntamente com a Faculdade de Enfermagem.

Em setembro de 2008, contando com 15 professores efetivos e 01 funcionário técnico-administrativo, David Silva de Souza, na busca de autonomia administrativa, o departamento de Fisioterapia deu início à construção de uma proposta para criação da Faculdade de Fisioterapia.

Em outubro deste mesmo ano foi aprovado pelo Conselho de Unidade da Faculdade de Medicina o desmembramento do departamento de Fisioterapia dessa unidade e, em agosto de 2009, a proposta de criação da Faculdade de Fisioterapia foi aprovada pela Congregação da Faculdade de Medicina e, posteriormente, em 22 de dezembro de 2009 aprovado pelo Conselho Superior da UFJF.

O primeiro processo de consulta à comunidade acadêmica da Faculdade de Fisioterapia para o cargo de direção da unidade (Gestão 2010 – 2014) ocorreu no dia 5 de abril de 2010, com a eleição, por unanimidade, das professoras Lilian Pinto da Silva e Cláudia Helena Cerqueira Mármora para os cargos de diretora e vice-diretora, respectivamente.

No ano de 2012, em função da expansão da UFJF para o município de Governador Valadares (campus GV), teve início a oferta do curso de Fisioterapia nesse campus, tendo a primeira turma de graduandos ingressado no segundo semestre letivo desse ano. No primeiro semestre de 2012, foram realizados os primeiros concursos públicos para o provimento de professores para composição do corpo docente do curso de Fisioterapia/campus GV com lotação no departamento de Medicina e Fisioterapia/campus GV. No ano de 2014 ocorreu o desmembramento do departamento de Medicina e Fisioterapia/campus GV e a criação do departamento de Fisioterapia/campus GV e, em 2016, o curso de fisioterapia do campus Governador Valadares passa a ser autônomo, não mais estando atrelado administrativamente a esta Faculdade.

Em 2015, três novos professores são efetivados para a Facfisio: Carla Malaguti, Diogo Felício e Rayla Lemos. Neste momento, a Facfisio integra 18 professores fisioterapeutas com dedicação exclusiva.

Em 2014, novamente a eleição para a Direção da Faculdade de Fisioterapia teve chapa única, sendo eleita para a gestão 2014-2018 a profa. Lilian da Silva Pinto e o prof. Leandro Ferracini Cabral, para diretora e vice-diretor, respectivamente. Em 2016, o prof. Leandro assume a direção pró tempore, em virtude da exoneração da diretora. Novo processo eleitoral é realizado e, com a inscrição de duas chapas, a profa. Maria Alice Junqueira Caldas e profa. Jaqueline da Silva Frônio são eleitas como diretora e vice-diretora, respectivamente, para a gestão 2016 – 2020.

Desde 2009 seu corpo docente vem se envolvendo com cursos de pós-graduação lato sensu nos Programas de Residência Multiprofissional da UFJF – Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase nas Doenças Crônicas Degenerativas e Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar.

Em 2016, ainda, a criação do mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico e Funcional / UFJF, envolvendo docentes da Facfisio e da Faefid, com o primeiro ingresso de12 alunos em agosto, tendo a profa. Carla Malaguti como coordenadora.