UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

MBA em Logística Empresarial e Supply Chain

Você está em: Pós-Graduação > Especialização e MBA > MBA > MBA em Logística Empresarial e Supply Chain

 

MBA em Logística Empresarial e Supply Chain

RESULTADO DA SELEÇÃO

 

Coordenador: Rodrigo Oliveira da Silva

Bacharel em Administração pela UFJF. Especialista em Logística pela UFJF. Mestre em Engenharia de Transportes pelo IME. Doutor em Administração de Empresas pelo IAG/PUC Rio. É Professor Adjunto 2 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFJF. Professor do Mestrado Acadêmico em Administração da FACC. Atua como docente nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Logística de Transportes, Gestão da Qualidade, Previsão de Demanda e Gestão de Estoques. É Coordenador do Grupo de Pesquisa LOGOS (Logística, Gestão de Operações e Supply Chain).

 

Contato: MBA.logistica@facc.ufjf.br

 

Modalidade: Semipresencial

 

 

Objetivo do curso

Uma gestão eficiente da logística e supply chain (cadeia de suprimentos) é fundamental para qualquer empresa, em que se busca a redução de custos e aumento do nível de serviço entregue aos clientes. Pensando nisso, o curso de MBA em Logística Empresarial e Supply Chain proporcionará ao corpo discente a compreensão da cadeia de suprimentos como um processo holístico, por meio do desenvolvimento de competências gerenciais, analíticas e operacionais, municiando o profissional da área com novos conhecimentos e ferramentas, visando integrar a estratégia, o planejamento e as operações para aumentar os níveis de serviço e reduzir os custos.

 

Justificativa

A gestão da logística e cadeia de suprimentos é fundamental para qualquer organização, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos (BALLOU, 2006; CHOPRA; MEINDL, 2010; BOWERSOX et al, 2013). Contudo, para as empresas, ou seja, aquelas que objetivam o lucro, em tempos de pressões por cada vez maior redução de custos, compras via internet, tempos de entrega mais curtos, fornecedores globais, múltiplas ofertas de transportes, dentre outros, a formação aprofundada de profissionais em logística e gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management) é essencial (WOMACK, 2004; HAYES et al, 2008; BRAUNSCHEIDEL et al, 2009).

 

Soma-se às imposições do contexto contemporâneo de competitividade das empresas, fatores regionais, como, por exemplo, infraestrutura de transportes, arcabouço normativo, sistema político, acordos comerciais, dentre outros (SIMCHI-LEVI et al, 2010). Sob este aspecto, particularidades do contexto brasileiro trazem maiores dificuldades para gestores de cadeias de suprimentos (NOVAES, 2016). Eventos como o ocorrido em maio de 2018, que ficou conhecido como a “Greve dos Caminhoneiros”, exacerbou tais dificuldades. As principais reivindicações dos grevistas eram em relação ao custo dos combustíveis e pedágios e valor dos fretes (BBC Brasil, 2018).

 

De fato, os custos logísticos, tradicionalmente divididos entre custos de transporte e armazenagem (ARNOLD, 1999), vem crescendo comparativamente à receita das empresas nos últimos anos. Segundo a Fundação Dom Cabral, os custos logísticos no Brasil em 2017, numa pesquisa realizada com 130 empresas, que representavam à época 15,4% do PIB, alcançaram o valor de R$ 15,5 bilhões, um crescimento de 5,0 % comparado a 2016, representando, em média, 12,37 % do faturamento das empresas (VALOR ECONOMICO, 2018). De certa forma, tal conjectura assevera a necessidade de uma formação bastante robusta dos profissionais da área, para que seja possível atenuar as dificuldades do contexto nacional.

 

A despeito de problemas relatados anteriormente, que atingem, em maior ou menor grau, a todo Brasil, a cidade de Juiz de Fora apresenta uma vantagem de localização importante. Está próxima às principais capitais do país, a saber: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo. É “cortada” por uma importante rodovia federal, a BR040, e conta com passagem de uma ferrovia, que é controlada por uma concessionária que tem um dos maiores volumes transportados do país.

 

Além disso, a cidade de Juiz de Fora é considerada uma cidade polo para os municípios em suas redondezas, o que destaca a importância da cidade em atrair profissionais com o objetivo de ampliar seus conhecimentos e se capacitarem.

 

Neste contexto, a Faculdade de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora ofereceu por diversas vezes o curso de MBA em logística, contando sempre com boa demanda, o que, de certa forma, atesta a qualidade e renome da instituição para oferecer esse curso para a comunidade. Ademais, agora a Faculdade de Administração conta com professores orientados especificamente para área de Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos, com o grupo de pesquisa LOGOS (Logística, Gestão de Operações e Supply Chain).

 

Ressalta-se que o Grupo LOGOS realizou o seu primeiro Fórum em 2018 para discutir os efeitos da Greve dos Caminhoneiros, trazendo profissionais para o debate de várias empresas da região. Houve uma participação bastante satisfatória do evento, contando com estudantes, professores e profissionais ligados à área de logística.

 

Diante de tais perspectivas é que se propõe a oferecer este curso, visando suprir a necessidade de nossa sociedade, em especial a região de Juiz de Fora, por profissionais capacitados a enfrentarem os dilemas da Gestão da Logística e Cadeia de Suprimentos.

 

Referências

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, J. D.; COPPER, M. B.; BOWERSOneste X, J. C. Gestão logística da cadeia de suprimentos. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

BBC Brasil. Greve dos caminhoneiros: a cronologia dos 10 dias que pararam o Brasil. 30/05/2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44302137. Acesso: 16/01/2019.

NOVAES, A. G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Elsevier: Brasil, 2016.

BRAUNSCHEIDEL, M. J.; SURESH, N. C. The organizational antecedents of a firm’s supply chain agility for risk mitigation and response. Journal of Operations Management, v. 27, n. 2, p. 119-140, 2009.

HAYES, R. H.; PISANO, G.; UPTON, D.; WHEELWRIGHT, S. C. Produção, estratégia e tecnologia: em busca da vantagem competitiva. Porto Alegre: Bookman, 2008.

WOMACK, J. P.; JONES, D. T. A máquina que mudou o mundo. Gulf Professional Publishing, 2004.

SIMCHI-LEVI, D.; KAMINSKY, P.; SIMCHI-LEVI, E. Cadeia de suprimentos projeto e gestão: conceitos, estratégias e estudos de caso. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

VALOR Econômico. Logística custa R$ 15,5 bi a mais em dois anos com infraestrutura precária e restrição urbana. Eduardo Belo – São Paulo. 20/04/2018. Disponível em: https://www.valor.com.br/brasil/5468733/logistica-custa-r-155-bi-mais-em-dois-anos-com-infraestrutura-precaria-e-restricao-urbana. Acesso: 16/01/2019.

 

Perfil de aluno

Indicado a profissionais, com graduação em quaisquer áreas de conhecimento, que buscam cargos gerenciais que exigem experiência profissional e conhecimentos na área de Logística Empresarial e Supply Chain, bem como para aqueles que querem adquirir novos patamares de formação acadêmica.

 

Critério de seleção

Análise do histórico escolar da graduação: IRA

Análise curricular: experiência na área

Critério de desempate: maior idade

 

Carga horária

360h

 

Disciplinas

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA

Módulo 1 – Introdução ao Supply Chain Management

Cadeia de valor e logística

10

Organização e gestão de equipes

20

Planejamento estratégico em cadeias de suprimentos

20

Marketing na cadeia de suprimentos

20

Módulo 2 – Gestão financeira e contábil

Gestão Financeira aplicada à Logística

20

Gestão de custos logísticos

20

Módulo 3 – Gestão de operações e logística

Gestão de Operações – Tendências e oportunidades

30

Negociação, compras e gestão da base de fornecedores

30

Planejamento e gestão de Estoques

30

Métodos quantitativos de apoio à tomada de decisão em operações

20

Transporte e distribuição física

20

Sistemas de informação

20

Módulo 4 – Projeto de cadeias de suprimentos

Gestão de projetos aplicado à logística

20

Gestão de risco em cadeias de suprimentos

20

Logística reversa e sustentabilidade

20

Logística Internacional

20

Módulo 5 – Trabalho de conclusão de curso

 

Métodos de pesquisa aplicados à logística empresarial (EAD*)

20

Elaboração e entrega do trabalho final

 

*Esta disciplina será ministrada na modalidade à distância

 

 

Valor de inscrição e mensalidades

16 parcelas de 545 reais

Data prevista de início do curso

30/03/2019